Com instalação, a cidade passa a identificar se entre os carros que circulam pela cidade estão ou já estiveram envolvidos em algum crime
Desde o dia 1º de Fevereiro que o prefeito Marcos Buzetto deu início às conversas visando instalar o sistema de Cameras Detecta em Rio das Pedras as conversas não cessaram e finalmente após outras reuniões, no dia 16 de março o projeto foi discutido e acertado para entrar em operação na cidade. Na ocasião, o Sargento Venâncio acompanhado da Coronel Silvia Mantoani, Major bessa e Capitão Pansionato foram recebidos pelo Prefeito, além do Presidente da Câmara BÉ Cecote e o Sub tenente Aposentado João Oliveira. O sistema que tem por finalidade detectar placas de veículos roubados ou envolvidos em ilegalidades e não punir motoristas por infrações. Com a instalação a cidade passa a identificar se entre os carros que circulam pela cidade estão ou já estiveram envolvidos em algum crime, o que automaticamente deixa a cidade menos atrativa para criminosos que estarão sob constante vigilância.
CURSOS — A Guarda Civil sempre na procura de melhor atender a população Riopedrense, está se aperfeiçoando através do Curso de Estágio de Qualificação Profissional, ( EQP ), atendimentos e técnicas está levando todos os membros da Guarda para cursos de especialização na cidade de Santa Barbara D´Oeste. O curso teve início no dia 13/03e até dia 10/04 todos terão passado pelas aulas. O Curso envolve trânsito, legislação, condicionamento físico, defesa pessoal, armamento, operação com drone e vários outros assuntos para tornar o atendimento da guarda cada vez melhor. A última vez que a corporação passou por um treinamento desse porte foi em 2008 e desde 2016 é exigida por lei. Segundo o comandante Gianino o curso é essencial para que os guardas se mantenham motivados e atendam cada vez melhor à todo tipo de ocorrências.