Membros da Associação de Moradores do Bosques do Lenheiro e Frederico estiveram na tarde de segunda-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), em reunião com a secretária da Pasta, Euclidia Fioravante, para discutir demandas do bairro e buscar orientações quanto à concessão do Centro Comunitário local.
Euclidia explicou que a associação precisa concluir o processo de regularização no cartório e Receita Federal, para oficializar a concessão. Durante a pauta foram destacadas ações de mobilização de eventos ou parcerias para angariar recursos visando a revitalização do Centro Comunitário para favorecer a implantação de projetos sociais e atividades destinados à comunidade local.
“O trabalho em conjunto contribuirá para reestruturar a comunidade, e com um espaço como o Centro Comunitário, poderemos fazer parcerias para utilizá-lo de forma a agregar aos moradores, conhecimento e novas oportunidades por meio da oferta de cursos gratuitos”, comentou Aglaé Consuelo, 1ª secretária da Associação.
Outra proposta discutida abrange projetos de educação ambiental para o bairro. “Existem várias possibilidades de se criar projetos que trabalhem o destino correto para o lixo como forma de pensar a conscientização de educação ambiental para o bairro”, disse a secretária.
Na oportunidade, Joarez Oliveira, vice-presidente da Associação, falou sobre os planos dessa nova composição. “Agora que ganhamos a eleição, precisamos mostrar que estamos a favor da comunidade e acreditamos que, para ter uma boa administração, cada um de nós deve fazer a sua parte, auxiliando os moradores como ponte com a administração pública”, ressaltou.
LEIÇÃO – Mais de 700 pessoas participaram da eleição, no dia 5, para a votação da nova composição da Associação de Moradores do Bosques do Lenheiro e Frederico. A chapa eleita foi a de número 01, composta por Helenice Santos (presidente), Joarez de Oliveira (vice-presidente), Aglaé Consuelo (1ª secretária), José Luciano da Silva (tesoureiro), Ivan dos Santos e Daniele Lopes (Conselho Fiscal). A associação é um instrumento importante no atendimento às demandas locais em que ficam suas residências. Sua forma jurídica traz maior peso de cobrança dos órgãos públicos.
Smads participa de encontro de gestores da assistência social
Técnicos e a gestora da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) participam hoje, 16, de encontro em Atibaia, para apresentação do Programa de Fortalecimento do Cadastro Único (Procad), realizado pela Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério de Desenvolvimento Social Família e Combate à Fome (MDS).
A apresentação, que ocorrerá durante a Assembleia Ordinária do Coegemas (Associação da Frente Paulista dos Dirigentes Públicos Municipais da Assistência Social), será uma das pautas, que envolvem ainda o lançamento da Cartilha Emergência e Calamidade Pública na Gestão Municipal do SUAS e do novo programa Bolsa Família.
O encontro também abordará informações sobre o Conselho Estadual de Assistência Social (Conseas); das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT); do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); do Coegemas/SP e do Núcleo Estadual de Educação Permanente no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (NUEP/SUAS).