Unicamp estuda a criação de curso de medicina na cidade

 

Na Câmara de Piracicaba, o presidente Wagnão (Cidadania) apresentou moção pedindo estudos sobre a viabilidade da proposta

 

O Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, o prefeito Luciano Almeida e o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, discutiram, no último dia 8, a possibilidade de criação de um curso de medicina na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) — que, desde 1967, está incorporada à Unicamp.

No encontro, o reitor informou que a atual Administração da Unicamp tem a disposição de analisar a criação de novas vagas na graduação e considera a área de saúde em Piracicaba uma forte candidata para esta expansão.

“Temos excelentes cursos de graduação e pós-graduação na FOP, que se destacam por sua qualidade não só nacionalmente, mas que também apresentam ótimo desempenho a nível internacional”, pondera o reitor. “Sendo da área de saúde, parte da infraestrutura e dos profissionais podem auxiliar nos anos iniciais desta iniciativa”, acrescentou.

O reitor ressalta que a Unicamp participa da gestão do HRP (Hospital Regional de Piracicaba) e da AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Piracicaba e, por conta disso, dispõe de acesso a equipamentos de saúde essenciais para a boa formação dos profissionais.

Meirelles argumenta que a região de Piracicaba apresenta deficiência, em comparação a outras regiões do estado, no número de novos médicos formados, particularmente no que se refere ao ensino superior público.  “A FOP/Unicamp é a instituição mais qualificada em toda a região para atender a esta necessidade com muita qualidade e pouco acréscimo de custos”, avalia.

CÂMARA – A Câmara Municipal de Piracicaba recebeu o protocolo, na tarde de ontem (13), de uma moção de apoio ao secretário estadual e ao Reitor da Unicamp pela possibilidade de realização de estudos visando a implementação de um curso de medicina junto à FOP/Unicamp.

A propositura é assinada pelo vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, e cita que, “a FOP/Unicamp é uma das mais importantes faculdade de odontologia do país, ocupando lugar de destaque no cenário nacional e no exterior em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa e da formação de alunos em seus cursos técnico, de graduação e pós-graduação”.

O texto ainda destaca que Piracicaba é a sede da Região Metropolitana e que “agrega uma ampla área de saúde em constante expansão, com infraestrutura e profissionais da mais alta qualificação que podem dar suporte para a consolidação da faculdade pública de medicina junto à FOP/Unicamp”.

A propositura deu entrada em regime de urgência, ontem à noite, durante a 11ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Piracicaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima