Unimed Piracicaba – Hospital celebra casamento de paciente

Vivendo o momento de um sonho . Crédito: Filipe Paes/Studio47

 

Pedidos simples, mas com grandes significados. Semana passada, a capela do Hospital Unimed Piracicaba foi cenário do casamento do paciente João Galdino da Silva, de 63 anos, que trocou alianças com a companheira de 41 anos de união, Antonia Marta de Brito, durante cerimônia religiosa.

“Viver este momento era um sonho antigo. Afinal, sempre quis surpreender minha esposa. Mas, a vida acelerou tudo isso e, hoje, realizei esse desejo graças a Deus, além da médica Fabíola Bergamo, da enfermeira Maria Elizabeth Assarisse e da psicóloga Liliana Scatena”, disse Silva emocionado, ao lado do padre que abençoou o casal.

A ideia surgiu depois que o beneficiário contou a uma das colaboradoras do hospital que seu maior desejo era se casar no religioso. A profissional o incentivou a fazer o pedido à parceira, que, imediatamente, aceitou. “A partir disso, unimos esforços com as equipes para viabilizar a celebração tão esperada por ele”, contou Liliana, psicóloga clínica da equipe de Cuidados Paliativos.

Internado no início de fevereiro por conta de complicações no quadro clínico, o paciente resolveu que não adiaria mais o momento de celebrar a sua história de amor. Para garantir as recordações do casal, os colaboradores da Unimed Piracicaba providenciaram buquê para a noiva, música, alianças, fotografia e bolo. Silva recebeu alta hospitalar na última quarta-feira (08/03).

Além de realizar o desejo deste paciente, o HU se dedica a outras ações de humanização sugeridas por outros internados na unidade, viabilizando visitas especiais de animais de estimação e familiares, comemorações de aniversários, banhos de sol e, ainda, entrada de objetos sacros.

“Ainda estamos muito surpresos pelo que a Unimed Piracicaba nos proporcionou. Esta atitude trouxe, ao meu marido, força para continuar caminhando em busca da vida. Acredito em milagres e eles podem acontecer”, agradeceu a esposa.

PACIENTE PROTAGONISTA — Segundo a médica gestora de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Piracicaba, Andreia Gallardo, este serviço humanizado é indicado para pacientes e, também, familiares que enfrentam doenças ameaçadoras da continuidade da vida, seja qual for a idade e a qualquer momento da doença em que eles tenham expectativas ou necessidades não atendidas. “Nosso compromisso é apoiar a ressignificação e operacionalizar aquilo que é a essência de cada um, valorizando sua biografia e seus desejos”, finalizou.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima