Tribuna Popular – Conselheiro pede o apoio para criação do 3o Conselho Tutelar\

 

Cidade possui duas unidades do órgão, que estão sobrecarregadas e com problemas de infraestrutura. CRÉDITO: Guilherme Leite

O conselheiro Nivaldo Guidolin de Lima Filho foi um dos oradores da Tribuna, na 10ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (9), e apresentou aos vereadores um pedido de apoio para a criação do terceiro Conselho Tutelar de Piracicaba. Atualmente, a cidade possui duas unidades do órgão, que estão sobrecarregadas e com problemas de infraestrutura.

O orador lembrou que a Resolução 231/2022 do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) estabelece a implantação de um conselho para cada grupo de 100 mil habitantes e, nesse sentido, Piracicaba está defasada. Ele disse que trata-se de uma demanda antiga do segmento.

Segundo o conselheiro, as duas unidades já existentes na cidade enfrentam graves problemas para o funcionamento, até mesmo na locomoção para as ocorrências. Com a suspensão do fornecimento de motoristas pela Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos), os conselheiros são atendidos agora pelas viaturas da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil, que nem sempre têm disponibilidade nos períodos de plantão por também atenderem ocorrências.

“Piracicaba se coloca como cidade amiga da criança, que luta pela primeira infância, mas isso não pode ser só no papel”, afirmou o conselheiro. Confira, no vídeo, o discurso completo do orador, na Tribuna Popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima