Expansão e urbanização da região do Vale do Sol e Grand Park

Barjas Negri

Localizado no distrito de Santa Terezinha, à esquerda da Rodovia Geraldo de Barros (Piracicaba/São Pedro), fazendo divisa com o córrego das Ondas e o rio Piracicaba, os bairros dos Vale do Sol e do Grand Park foram concebidos nos anos 1980 para terem grandes áreas (mínimo de 1.000 m2) para que seus moradores pudessem construir e implantar suas chácaras. Na realidade não foi bem isso o que aconteceu.
Com o decorrer dos anos, a região se urbanizou e suas ruas foram recebendo toda infraestrutura, como a pavimentação asfáltica que se concluiu em 2020. O que eram para ser núcleos de chácaras foi transformado em núcleo habitacional com muitas casas e, também, chácaras em praticamente toda a área urbana.
Dada a proximidade da área urbana de Santa Terezinha, em especial a Vila Sônia e o Parque Piracicaba (Balbo), a urbanização chegou logo com a implantação dos núcleos habitacionais São Matheus e Parque das Águas, que surgiram com toda infraestrutura em obediência à legislação municipal.
A principal avenida Elias Gabriel da Silva foi pavimentada, atraindo diversos novos loteamentos, com um misto de casas próprias construídas por seus proprietários e imóveis de empreendedores, ampliando o assentamento urbano regional. Um dos mais recentes é o Giusti, ainda em implantação.
O programa Minha Casa Minha Vida chegou à região com a implantação de 1.200 apartamentos populares no condomínio Vida Nova. A Prefeitura de Piracicaba, por sua vez, foi realizando investimentos em infraestrutura, como o asfaltamento do Vale do Sol e Grand Park , bem como a pavimentação da avenida Elias Gabriel da Silva, em toda a extensão até o Vida Nova. Com o tempo, o Poder Público instala equipamentos sociais, como duas escolas de ensino infantil (São Matheus e Vida Nova), uma escola Fundamental (Vale Sol/Grand Park), uma Unidade de Saúde da Família (obra concluída) e o governo estadual contratou a construção de uma Escola Estadual de Ensino Fundam ental e Médio, que deverá estar concluída até o final de 2023.
Quem tem oportunidade de observar pela rodovia ou entrando nos bairros, pode ver o bom adensamento urbano que se consolidou nos últimos 10 anos, ocupando parte dos espaços vazios existentes. Ao mesmo tempo surgem boas iniciativas comerciais e de serviços, que visam o atendimento da população local. O que pouca gente sabe é que há nessa região quase 4 mil domicílios, onde residem mais de 14 mil pessoas.
Isso permitiu o surgimento de muitas boas lideranças comunitárias que lutaram ao longo dos anos para que os bairros tivessem melhores condições de vida, principalmente pelo bom saneamento básico, uma vez que a região recebeu a Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vista,       que trata todo o esgoto da Vila Rezende, de Santa Terezinha e, claro, dos bairros dessa região.
_____

Barjas Negri, prefeito de Piracicaba por três gestões

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima