Iniciativa encabeçada pela Acipi teve duração de 12 dias e arrecadou roupas, agasalhos, cobertores, brinquedos, alimentos e água
As doações angariadas ao longo de 12 dias da campanha SOS Litoral Norte foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (FUSSP) na tarde de ontem, 8 de março. Na ocasião, representantes de cinco entidades de classe se reuniram com a presidente do local, Andréa Almeida, e agradeceram a adesão de todos os piracicabanos a causa.
“Em primeiro lugar quero agradecer a população de Piracicaba e da região, assim como as entidades parceiras. Foi um sucesso nossa ação, arrecadamos um grande volume de roupas que ainda não conseguimos quantificar. E isto mostra, mais uma vez, que a população local está sempre pronta para colaborar e ajudar quem mais precisa”, afirma o presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Marcelo Cançado.
A ação foi encabeçada pela Acipi e abraçada pela Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), Câmara de Dirigentes Lojistas de Piracicaba (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região (Sincomércio), Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias e Fundições) e Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba (Sincop).
“A iniciativa mostrou que juntos somos mais fortes e podemos mais. Conseguimos uma arrecadação expressiva e agradecemos a todos que participaram”, revela o presidente do Simespi, Erick Gomes.
O foco da campanha era a arrecadação de roupas, agasalhos e cobertores, mas também foram recebidos alimentos, água e brinquedos. Tudo será entregue as vítimas das fortes chuvas que atingiram o litoral norte paulista, em fevereiro. Além dos mais de 2.250 desalojados e 1.800 desabrigados, 65 pessoas morreram – 19 homens, 17 mulheres e 18 crianças.
De acordo com o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, a cooperativa não poderia ficar de fora de uma ação que segue o princípio do cooperativismo: trabalhar em prol de um bem comum. “Em um curto espaço de tempo conseguimos um montante expressivo de doações. As entidades da cidade mostraram sua força social com esta resposta imediata”.
Agora, o FUSSP aguarda liberação do Fundo Social de Solidariedade da cidade de São Paulo para encaminhar as doações. O local tem sido o ponto de coleta das contribuições que chegam de todo o Estado. São eles também que fazem a logística de entrega.
“Nós só temos que agradecer aos piracicabanos que quando precisa, estão prontos para colaborar. Foram muitas as doações e, agora, como o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo está recebendo as mobilizações de todo o Estado, existe uma logística que precisa ser respeita. Assim que liberada a nossa, tudo isso será entregue”, explica a presidente do FUSSP, Andréa Almeida.
Também marcaram presença no FUSSP o vice-presidente da CDL Piracicaba, Pedro Carvalho, e os presidentes do Sincomércio e do Sincop, Itacir Novela e Danilo Vendemiatti.