A Câmara aprovou moção em que apela ao secretário estadual de Segurança Pública, Capitão Guilherme Derrite, pelo aumento do efetivo da Polícia Civil em Piracicaba e por melhorias na estrutura fornecida aos agentes. “O reduzido número de policiais civis inviabiliza uma boa prestação de serviços à população, influenciando negativamente a apuração dos crimes e a produtividade policial, situação que estimula a impunidade”, argumenta o vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), autor da moção de apelo 39/2023, aprovado em regime de urgência na segunda-feira (6), na 9ª Reunião Ordinária.
Segundo o parlamentar, a Polícia Civil, “para exercer sua função constitucional, precisa estar bem aparelhada e com efetivo compatível com as demandas locais e em condições de atender o crescimento populacional e a expansão geográfica de Piracicaba e região”.
Ele ressalta que Piracicaba está sob jurisdição do Deinter-9, que atende 52 municípios. “Em quatro anos, entre 2018 e 2022, o número de policiais civis nessas cidades teve queda de 16,6%, percentual maior que a redução no Estado, que foi de 11,3% no período, apresentando reflexos de sobrecarga de trabalho para esses profissionais”, acrescenta Trevisan Jr.