Eugenio Stipp
O mundo sofreu profundas transformações nos últimos anos devido a mudanças que aconteceram em função da pandemia do Coronavírus, guerras, desastres naturais e alterações climáticas. Neste cenário, a tecnologia tem originado fatos surpreendentes como a criação de carros autônomos, o avanço da inteligência artificial e da internet das coisas, além da própria aplicação da tecnologia nas áreas de saúde e educação e a cidade de Piracicaba não poderia ficar para trás neste cenário.
A Prefeitura vai passar, nos próximos meses, por profundas modificações no seu processo de gestão, graças à ações implementadas com o objetivo de preparar a Administração Pública para os desafios do futuro e para um processo de inovação constante.
Dentro deste contexto, destaco o programa cartão Pira Cidadão, que funcionará como uma identidade única do morador de Piracicaba, que dará acesso a todos os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura. O mais importante é que a utilização deste cartão vai gerar informações setorizadas, que possibilitarão à Prefeitura tomar ações mais assertivas na sua gestão, como a construção de uma nova escola num bairro mais necessitado, assim como uma unidade de saúde em outro local mais carente.
Internamente estamos desenvolvendo um programa para atender à nova Lei de Licitações que entrará em vigor a partir do dia 1º de abril, por meio de uma iniciativa que vai otimizar todo o processo de compras, controle de estoques e distribuição dos itens utilizados por todas as unidades de atendimento ao cidadão. Com isso promoveremos uma melhor gestão dos recursos da Prefeitura e dos materiais necessários ao bom funcionamento do serviço público. A construção de um Centro de Distribuição único em breve vai coroar esse processo.
Estamos implementando novo sistema de gestão na saúde, o Siss Saúde, por meio do qual será possível organizar e administrar toda a rede de atendimento, que soma 161 unidades, garantindo maior agilidade no atendimento à população e melhor uso dos recursos humanos, entre outras vantagens. O Siss Saúde teve investimento de R$ 6,3 milhões para 24 meses. Sua implantação total está prevista para os próximos 12 meses
É sabido que o setor público tem um nível de burocracia elevado e a implementação do Programa Prefeitura Sem Papel vem não só para digitalização e eliminação do papel na gestão pública, mas também para o aprimoramento dos processos administrativos que fazem parte do dia a dia do cidadão. Com esse programa o munícipe poderá acessar diversos serviços municipais, que hoje são realizados apenas presencialmente, pelo celular.
Todos esses programas terão sucesso a partir do momento que os servidores públicos estejam conscientes sobre a importância de se adequar a uma maneira mais moderna de trabalhar. Para isso, o Departamento de Recursos Humanos (RH) da Secretaria de Administração está se reestruturando, porque todas essas mudanças prevêem a preparação e capacitação dos servidores, seja pelo Executivo, seja com o apoio das próprias empresas que implantam os programas de inovação.
Além disso, trabalhamos na readequação do prédio do Centro Cívico, estudando novo layout interno e implantação de sistema de climatização em todos os andares, oferecendo assim melhores condições para servidores e munícipes, numa iniciativa inédita que valoriza o bem-estar das pessoas de maneira geral.
Também estamos desenvolvendo o Plano Diretor de Tecnologia de Informação, que vai direcionar todas as decisões com relação aos processos de informação que estão sendo implantados agora e no futuro, assegurando assim que a Prefeitura de Piracicaba seja uma referência e modelo de administração pública no país.
______
Eugenio Stipp, Secretário Municipal de Administração (Semad)