Câmara – Requerimento questiona mudanças trimestrais de turnos na Saúde

A mudança a cada três meses nos horários de trabalho de profissionais que atendem em turnos ininterruptos em unidades de urgência/emergência municipais é tema do requerimento 137/2023, aprovado em regime de urgência na noite desta segunda-feira (6) durante a 9ª Reunião Ordinária de 2023 da Câmara Municipal de Piracicaba.

A propositura, assinada pelo vereador Paulo Campos (Podemos), pergunta “quais os motivos para apenas os trabalhadores das unidades de urgência/emergência municipal de Piracicaba realizarem a alteração trimestral do horário de trabalho, enquanto praticamente a totalidade das demais instituições de saúde de Piracicaba e região, públicas ou privadas, ou não realizam o rodízio de horário ou o fazem uma única vez ao ano?”.

De acordo com o texto da propositura, “é de senso comum na comunidade científica que o trabalhador quando adaptado ao horário de trabalho produz mais e melhor, e que a frequência de alteração do horário de trabalho promove dificuldade de adequação do ciclo circadiano, além de imputar ao trabalhador maiores dificuldades em sua vida pessoal decorrente da impossibilidade de rotina profissional”.

O requerimento ainda diz que o rodízio de horário dos profissionais, “além de ser extremamente desgastante à coordenação, não produz em nenhum aspecto aumento da eficiência e/ou qualidade da assistência prestada a população”.

Paulo Campos indaga ao Chefe do Executivo sobre a possibilidade “de se reavaliar a obrigatoriedade e/ou frequência do rodízio de horário dos profissionais plantonistas das unidades de urgência/emergência do município de Piracicaba”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima