Louveira – Secretárias participam de evento sobre segurança alimentar

Equipes e secretárias da Sema e Smads, representantes do Consea-SP e da Secretaria Estadual de Agricultura

A secretária Nancy Thame, da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), e Euclidia Fioravante, secretária da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), participaram na manhã de quarta-feira, 1º, do 7º Circuito Dialogando Segurança Alimentar, em Louveira (SP).

Organizado pela Subsecretaria de Abastecimento e Segurança Alimentar, o Consea-SP (Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável), a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e a Prefeitura de Louveira, o circuito está sendo realizado desde o ano passado em vários municípios do Estado de São Paulo, com o objetivo de fazer a interlocução com gestores municipais e colaboradores que trabalham com ações de segurança alimentar.

Como parte da programação do evento, a secretária Nancy Thame foi convidada para apresentar uma palestra sobre a Implementação do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Piracicaba (PMDRS), previsto em capítulo do Plano Diretor de Piracicaba e instituído em 2020, e que está sendo executado pela Sema, por meio de ações e programas na secretaria.

A fim de atender aos objetivos do Plano, Nancy apresentou alguns programas da Sema como o Programa Municipal de Agricultura Urbana, que está promovendo cursos e capacitações e buscando fomentar o desenvolvimento de hortas comunitárias urbanas em espaços públicos e escolas.

Nancy falou sobre o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar, aprovado no fim do ano passado e agora está em processo de regulamentação, e que garantirá a compra de no mínimo 30% de alimentos advindos da agricultura familiar nas compras públicas de alimentos feitas pelos órgãos da Prefeitura.

Os Varejões Municipais, que somam 40 anos de funcionamento em 25 pontos do município, além das feiras livres, também foram citados pela secretária, visto que este programa atende cerca de 250 mil pessoas por ano com a comercialização de alimentos de qualidade advindos em sua maioria de pequenos produtores e com cerca de 25% de economia em relação à iniciativa privada.

“Todas essas políticas públicas foram pensadas conjuntamente com diversas instituições do setor para colocar em prática os objetivos do nosso PMDRS e garantir o desenvolvimento, a ampliação e o fortalecimento da agricultura familiar, a agricultura orgânica ou agroecológica e a segurança alimentar nutricional do município”, disse Nancy.

A secretária Euclidia Fioravante, da Smads, afirma que achou muito rica a troca de experiências proporcionada pelo encontro. “Esse evento em especial foi muito interessante para nos indicar caminhos para a construção da política pública de segurança alimentar que estamos iniciando em Piracicaba”, ressalta.

O evento também trouxe as palestras de apresentação de cases de sucesso, como as ações do Projeto Prato Cheio e o Projeto Cozinhalimento, implementados em Louveira, o Banco de Alimentos de Campinas, as ações da CATI com os agricultores familiares e sobre a importância da Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima