Após oito encontros presenciais, o Google for Education desembarcou oficialmente na Rede Municipal de Educação de Piracicaba. Por meio de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Google, entre os dias 27/02 e 1º/03, 1.200 servidores dos setores pedagógicos e administrativos participaram do lançamento oficial do Projeto de Transformação Digital.
Os encontros, realizados na Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), marcaram o início de uma trilha de formação para educadores que atuam no Ensino Fundamental e na gestão da Educação Infantil em recursos tecnológicos, que os prepara para aprimorarem o uso dessas ferramentas. A partir de agora as formações serão de modo online e se estendem até o mês de novembro.
O projeto, ainda, contempla a capacitação de 50 alunos, os quais serão multiplicadores do uso das tecnologias dentro das suas unidades escolares, para que possam apoiar colegas e professores na adoção de ferramentas Google. A SME também já trabalha em um novo processo para estender a capacitação para todos os professores da Educação Infantil.
O prefeito Luciano Almeida esteve na Fumep para acompanhar um dos encontros. Ele destacou o compromisso que a gestão tem tido pela entrega dos melhores modelos aos profissionais da educação, visando o avanço do ensino na cidade. “Estamos entregando tudo aquilo que nós combinamos com vocês. Nós falamos que precisávamos fazer um tripé nesse novo modelo de educação, que envolvia reestrutura, um novo modelo pedagógico e o investimento em vocês. Que vocês possam nos ajudar a avançar cada vez mais na qualidade da educação em Piracicaba”, frisou.
OPORTUNIDADE – Quem chancela esse trabalho são os próprios servidores que participaram dos treinamentos. “É uma excelente oportunidade para aprendermos novas habilidades e nos atualizarmos sobre as últimas tendências e tecnologias educacionais, a formação será muito válida também para nós, da área administrativa, que usamos cotidianamente as ferramentas como o Google Docs, Planilhas e Apresentações e poderá contribuir muito com o compartilhamento dos dados em tempo real entre as unidades escolares e os departamentos da SME”, destaca Maria Isabel Barbosa, responsável pelo Departamento de Planejamento da SME.