Centro Social da Vila Rezende receberá a primeira reunião amanhã, 2; no total, serão realizados 13 encontros nos meses de março e abril
A Secretaria Municipal de Governo, em conjunto com o Conselho Municipal do Orçamento Participativo (Comop), definiu as datas e locais das plenárias do Orçamento Participativo 2023. No total serão realizadas 13 encontros, sendo nove no mês de março e quatro no mês de abril, abrangendo todas as regiões da cidade. A primeira plenária do OP acontecerá amanhã, 2, às 19h, no Centro Social da Vila Rezende. Para visualizar o calendário das Plenárias 2023 é só clicar no link Calendário Plenárias 2023 (PDF). As reuniões são abertas à população, mas somente terão direito a apresentar as demandas os moradores da região abrangida.
O Orçamento Participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, por meio de processos de participação da comunidade.
Durante as plenárias a população deverá apresentar as demandas sobre investimentos, manutenção e serviços públicos por escrito em duas vias, sendo uma delas utilizada para a realização da leitura aos presentes e a outra entregue à coordenação da plenária. O participante da reunião que tenha assinado a lista de presença está habilitado a participar do Congresso Municipal do Orçamento Participativo com direito a voz e voto.
O participante também poderá encaminhar as demandas até cinco dias úteis após a data de realização da plenária, à Secretaria Municipal de Governo ou à Coordenação Paritária do Conselho Municipal do Orçamento Participativo, por intermédio de ofício/carta ou e-mail [email protected].
COMPROMETIMENTO – O secretário de Governo, Carlos Beltrame, esclareceu que a atual Administração está empenhada em realizar um trabalho de comprometimento com a comunidade e com o Orçamento Participativo, visando fortalecer as associações de bairro, para que possam ser o elo entre a população e o poder Executivo. “Reforçamos a importância de a população comparecer nas plenárias do OP, pois desta forma o poder público pode conhecer as necessidades de cada região”, reiterou.
O coordenador do Conselho do Orçamento Participativo, Deivid Marcelino, explicou que as plenárias são importantes por serem um instrumento apto a captar os anseios e opiniões da população, contribuindo para o aprimoramento da região em diversos temas, abrangendo áreas como obras de infraestrutura, saúde e mobilidade urbana, além de fortalecer as comunidades locais.
O resultado das plenárias será apresentado no Congresso Municipal do Orçamento Participativo 2023, marcado para o dia 3/6, no Engenho Central.