Santa Casa – Médicos Residentes se formam em programa parceiro com município

Os médicos preceptores Rafael Tineli, Alex Gonçalves e Ciro Falconi

 

 

Nesta terça-feira, 28, dois médicos que atuam na Santa Casa de Piracicaba, por intermédio do Programa de Residência Médica, da Secretaria Municipal de Saúde, vão receber o certificado de conclusão do processo de especialização, às 19h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Parque do Engenho Central.

Do total de 37 formandos, Danilo Jonas Silva Friaça, que se especializou em cirurgia geral; Jessika da Silva Marineli, em clínica médica; e Rafael Lage Cereda, em urologia; estagiaram também na Santa Casa. Eles tiveram como preceptores os médicos Alex Gonçalves, Ciro Falconi e Rafael Tineli, para os quais os estágios beneficiam os alunos em sua formação e a própria Instituição, que tem a oportunidade de contribuir com a qualificação diferenciada desses profissionais, ao colocar a disposição dos residentes uma estrutura hospitalar dinâmica, moderna e resolutiva, atrelada a um corpo de médicos e funcionários altamente especializados.

De acordo com o médico coordenador e preceptor do programa de Residência Médica em Cirurgia Geral da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba, Miki Mochizuki, a formação exige que o médico residente viva intensamente o cotidiano da especialidade por dois a seis anos,  assistido por professores e preceptores especializados nas áreas específicas.

“Dependendo da área escolhida, diferentes equipamentos de saúde servem como cenário de aprendizado. Nesse contexto estão os hospitais, vitais para as especialidades que desenvolvem atividades predominantemente hospitalares, a exemplo da Santa Casa de Piracicaba, entre outras instituições parceiras dos diferentes programas de residência médica”, explica o coordenador.

Atualmente, segundo ele, Piracicaba recebe candidatos de diferentes estados do País para atuarem no programa de Residência Médica. “Alguns permanecem em Piracicaba, compondo o quadro de médicos especialistas que atuam no cuidado da população piracicabana; outros retornam para suas cidades de origem ou, ainda,  para outros programas de especialização, conforme a exigência”, explica.

Os programas de residência de Piracicaba são credenciados pelo MEC (Ministério da Educação), que junto à SMS de Piracicaba chancela a certificação dos médicos residentes para que possam registrar a especialidade no CRM (Conselho Regional de Medicina) e obter o RQE (Registro de Qualificação de Especialista), que lhe permite exercer a atividade como médico especialista. Em Piracicaba, o programa foi gestado e inaugurado em 2014 pela Secretaria Municipal de Saúde, que abriga programas em Clínica Médica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Saúde da Família, Ortopedia, Pediatria e Urologia.

“Ao abrigar programas de residência médica, a região de Piracicaba ganha maior qualificação de seus equipamentos de saúde, à medida que há uma exigência de contínuo aperfeiçoamento dos médicos professores e preceptores dos programas, alimentado pelo incessante questionamento trazido pelos médicos residentes. Outro benefício é que os médicos egressos dos programas passam a preencher os quadros assistenciais da região, ou disseminam a referência da região de Piracicaba para as cidades em que passam a atuar, produzindo uma projeção nacional também na área de saúde, para a nossa já importante região”, finaliza o médico coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima