Revitalizados – Cras retomam atendimento em sedes próprias

Atendimento no Cras da região do Vila Sônia agora atende em sede própria

 

Unidades, juntas, realizam mais de 500 atendimentos por mês a famílias referenciadas aos territórios

 

Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), unidades Novo Horizonte e Vila Sônia, mantidos pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), retomaram atendimento em suas sedes, após reforma predial e adequação estrutural. Os serviços ficam na avenida Frei Francisco Antonio Perin, 925, Novo Horizonte, e rua Padre Otto Andreas Josef Wolf, 720, Vila Sônia.

As obras contemplaram serviços de instalação de revestimento cerâmico e piso em granilite, pintura, manutenção do alambrado e piso externo, recuperação estrutural, de hidráulica e elétrica e serviços de pintura. Durante as intervenções, os Cras não pararam o atendimento à população, realizado em prédios públicos de cada território.

“Com as reformas, as unidades que são referências nos territórios para o acesso aos serviços da rede socioassistencial, proporcionarão aos usuários um ambiente ainda mais acolhedor para o trabalho de prevenção de situações de violação de direitos”, explica a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Euclidia Fioravante.

Os Cras são unidades públicas que oferecem serviços, programas e benefícios para as famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, visando o desenvolvimento de potencialidades e a autonomia dos indivíduos por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de garantir o acesso aos direitos de cidadania.

“O Cras melhorou muito. O prédio estava bem precário para o atendimento de idosos, crianças e famílias”, disse P.F.P., 34 anos, usuária dos serviços da Assistência Social, que hoje compareceu ao Cras Novo Horizonte para agendamento da atualização do Cadastro Único.

ATENDIMENTO – Em média, mais de 500 atendimentos por mês são realizados às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, referenciadas aos Cras Novo Horizonte e Vila Sônia.

Os Cras executam o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As famílias são acompanhadas pelos serviços, participam de ações, oficinas e são orientadas para a inscrição no Cadastro Único.

No Cras Novo Horizonte, o atendimento ao público acontece de segunda a quarta-feira, das 9h às 16h. Às quintas-feiras são realizadas ações coletivas com as famílias referenciadas, além de uma vez por mês, sempre às quintas, ocorrer a Acolhida para novas famílias. Já no Cras Vila Sônia, o atendimento acontece de segunda a quinta, das 9h às 16h e todas às segundas-feiras, às 9h e também às 13h, acorrem as Acolhidas, onde os participantes recebem informações sobre os benefícios sociais, ações do serviço e da rede socioassistencial, bem como das demais políticas setoriais. Às sextas-feiras, todas as unidades de Cras participam de reuniões com a rede.

TELEFONE – Os Cras Novo Horizonte e Vila Sônia atendem temporariamente via WhatsApp: (19) 99753-1825, unidade Novo Horizonte e (19) 99755-0337, unidade Vila Sônia.

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