A campanha antitabagismo Paradas pro Sucesso inicia um novo ciclo de ações culturais, educativas e de saúde. O primeiro evento, voltado aos educadores, é o Dia de Formação em Prevenção ao Tabagismo. A atividade tem entrada gratuita e acontecerá hoje, 23, das 14h às 17h, no Teatro do Engenho. Durante a programação será realizado o lançamento do 3º Concurso Cultural Paradas pro Sucesso.
O evento contará com a participação da coordenadora estadual do Programa de Controle de Tabagismo, Sandra Marques, e do especialista em currículo (PEC), André Calazans. Estão sendo esperados cerca de 300 professores, diretores e coordenadores da Secretaria Municipal de Educação e da Diretoria Regional de Ensino.
Segundo a coordenadora da campanha Paradas pro Sucesso, a médica Juliana Previtalli, a educação e a cultura são chaves que abrem todas as portas, por isso, iniciativas nestas áreas estão sempre no foco da campanha. “O Dia de Formação em Prevenção ao Tabagismo será um evento voltado aos professores, com o objetivo de capacitá-los a terem uma abordagem mais assertiva em relação ao tema do tabagismo. Além disso, a programação também visa orientar os educadores sobre o concurso cultural deste ano, as novidades, e como deve funcionar o processo de produção e envio dos desenhos, frases e vídeos”.
Em 2022, treze estudantes da rede pública e privada foram os ganhadores da edição. Além do evento de premiação na APM (Associação Paulista de Medicina), eles tiveram seus desenhos expostos no hall de entrada do Teatro Municipal Dr. Losso Neto.
3o CONCURSO CULTURAL – O Concurso Cultural Paradas pro Sucesso chega a sua 3ª edição com algumas novidades. Assim como nos outros anos, será voltado para a produção artística de estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas categorias: desenho, frase e vídeo.
Neste ano, haverá a adesão das escolas municipais, com a participação de alunos dos 4º e 5º anos. Além disso, também entram na programação estudantes do EJA (Ensino para Jovens e Adultos). Ao todo serão 47 escolas municipais e 59 escolas estaduais integrando a programação.