Programação de aniversário de São Pedro tem oficinas

Dia 22 de fevereiro cidade comemora 142 anos de emancipação – foto:  A Tribuna/Arquivo

A programação de Carnaval não é a única que vai agitar São Pedro neste fim de semana. As atividades preparadas pela Prefeitura de São Pedro para celebrar os 142 anos de emancipação também estão recheadas de atrações, como cinema e oficinas.

Às 14h de sexta-feira, 17, será exibido o filme “Respect: A História de Arteha Franklinm”, no Espaço Artístico Clarice Zezza Matarazzo. O longa retrata toda a carreira da musa Aretha Louise Franklin (Jennifer Hudson), desde sua infância, cantando em corais da igreja, até sua ascensão a ícone musical, defensora dos direitos civis e militante em prol das mulheres.

Aretha foi a primeira mulher a entrar para o Rock and Roll Hall of Fame, sendo vencedora de 8 Grammy Awards.  Começou a cantar após a repentina morte de sua mãe, que a deixou incapacitada de falar até seu pai forçá-la a cantar no coral da igreja. Após anos, ela finalmente fecha um contrato que muda sua vida como cantora de jazz, tanto que recebeu um prêmio honorário do próprio Martin Luther King.

No dia 18, sábado, às 10h, na praça da Matriz, tem a oficina de Decoração de Máscaras e Customização de Abadás, com o Ateliê Uirapuru, atividade que volta a acontecer às 15h do dia 19.

No dia 20, segunda, às 17h, na praça da Matriz, a oficina será de Ginástica Artística e Ritmos de Carnaval, com o Centro de Ginástica Bia Lackner.

CHORO SEM LENÇO – A programação continua na sexta-feira, dia 24. ÀS 20h tem apresentação do Projeto Choro Sem Lenço, com o Grupo Torcendo Dedo, que apresenta ao público o choro de uma maneira diferente da convencional e ao mesmo tempo realiza o resgate deste gênero musical, considerado a primeira música popular urbana do Brasil.

O músico e produtor Reinaldo dos Anjos, idealizador do projeto e o Grupo Torcendo Dedo, formado por um quarteto de clarinetas e percussão, faz com este projeto uma releitura de vários temas de grandes mestres do choro, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Severino Araújo, Luís Americano, Abel Ferreira, Nabor Pires Camargo, dentre outros grandes compositores.

O choro é um gênero musical difícil de ser executado e que exige muito virtuosismo e improviso dos músicos. Por meio de arranjos feitos para esta nova proposta sonora, cria-se um ambiente inusitado e inovador que convida o público a contemplar toda a desenvoltura e expertise dos músicos, além disso, com leveza e descontração, a plateia é incentivada a relembrar e cantar músicas conhecidas e apreciadas como Carinhoso de Pixinguinha, Tico-Tico no Fubá de Zequinha de Abreu, dentre outras, e a identificar-se com os temas das canções.

O Grupo Torcendo Dedo é formado por Reinaldo dos Anjos (clarinete0, Júlio José de Oliveira (clarinete), Carlos Eduardo da Silva (clarinete), Rafael Nini (clarone) e Adriana Laranjeira (percussão).

As atividades são gratuitas e podem sofrer alterações por conta do clima. Acompanhe a programação completa nas redes sociais da Prefeitura de São Pedro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima