Carnaval aquece economia são-pedrense

A praça da Matriz será ponto de encontro de alegria e diversão

Após dois anos de ausência, o Carnaval está de volta e com grande expectativa dos foliões para celebrar a maior festa popular brasileira. Em São Pedro, a programação diferenciada tem novidades como o desfile e show da bateria da Escola de Samba Vai Vai, de São Paulo, a apresentação do grupo Manuí, que traz personagens simbólicos como a M’boi Tatá, a cobra de fogo, Saci e Bumba Meu Boi e o tradicional desfile de blocos, além da apresentação da banda Ária, transformando a praça da Matriz em ponto de encontro de alegria e diversão.

O Carnaval é também um importante acontecimento para a economia são-pedrense. Pousadas, hotéis, supermercados, postos de gasolina e outros serviços já contam com o movimento extra deste período do ano.

Na estrutura montada para o Carnaval 2023 preparada pela Prefeitura de São Pedro também há um importante reforço para a economia da Estância: os food trucks com alimentação e bebidas variadas; praticamente todos de  comerciantes da Estância.

“Quando fomos montar toda a estrutura do Carnaval, a intenção foi valorizar o comércio local”, disse o prefeito Thiago Silva, que destacou ainda a programação diversificada e toda a segurança organizada para atender são-pedrenses e turistas.

“Os levantamentos preliminares indicam que os hotéis e pousadas estão com praticamente 100% de ocupação, alguns até desde o ano passado”, destaca o presidente da Acisp (Associação Comercial e Industrial de São Pedro), Flávio Castellari. Para ele, o turismo regional ganhou força no período pós-pandemia e o Carnaval é, sem dúvidas, um período importante para o comércio. “É perceptível o aumento do movimento em estabelecimentos como supermercados, farmácias, postos de combustíveis, agropecuárias e o fato da cidade estar bem estruturada atrai ainda mais pessoas para São Pedro”, disse.

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ronaldo Gasparelo, destaca que o espaço está preparado para receber são-pedrenses e turistas. “Organizamos as atrações, reforçamos a segurança com empresa especializada e monitoramento de câmeras, além dos órgãos de segurança pública como a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e diversos departamentos da Prefeitura, sempre com foco em fazer um Carnaval voltado para a família, como já é tradição em São Pedro”.

Como também já é tradição, a previsão climática indica alta chance de chuva para os dias de folia, mas nada que vai “esfriar” os ânimos dos foliões.

ATRAÇÕES – A programação de Carnaval começa no sábado, 18, a partir das 20h30, com apresentação do grupo Manuí, que apresenta o “Encantoria na Folia”, espetáculo que passeia por ritmos de Carnaval de todo o país e apresentação de frevos, marchinhas, cirandas, cocos e sambas de roda com canções autoriais inspiradas nesse universo cultural e interpretações da obra de grandes compositores da cultura popular.

A apresentação conta ainda com um grupo com atores e brincantes que convida o público para participar das brincadeiras e danças e bonecos que representam personagens simbólicos como a M’boi Tatá, a cobra de fogo, Saci, a cirandeira Lia de Itamaracá e Bumba Meu Boi.

Também no sábado, às 22h, tem apresentação do grupo de Axé Neu Temporim Dance e às 22h30, a Banda Ária, que se apresenta todos os dias da programação.

No domingo tem matinê em novo horário: a partir das 17h e mais tarde, às 21h, acontece o tradicional desfile de blocos no entorno da praça da Matriz, endereço de toda a folia. Vão desfilar os blocos do Hotel São João, da Academia Elite, Indeformados, da Empresa Suporte; Spa Ramados, Santana’s Ranch  e Frangas e Galoucos e para as 23h está previsto o início da apresentação da Banda Ária.

Na segunda-feira, 20, tem uma novidade que promete agradar muita gente: o desfile e show da bateria da Escola de Samba Vai-Vai, de São Paulo, a partir das 22h. Antes, a partir das 21h, tem apresentação da Banda Ária. E para encerrar a programação na terça-feira, 21, tem matinê às 17h e às 21h show da Banda Ária, com participação do Grupo Axé 40º.

SEGURANÇA REFORÇADA – Para garantir a tranquilidade de todos, foram adotadas medidas de segurança já válidas em anos anteriores com resultados de sucesso: proibição de espumas e serpentinas de aerossol, narguilé e de garrafas de vidro em um raio de 500 metros do local das atrações, em frente à igreja matriz; restrição do tráfego de  veículos no entorno da praça Gustavo Teixeira, bem como proibição da instalação de equipamentos de som por clubes, veículos ou som particulares ou estabelecimentos comerciais.

O Carnaval em São Pedro terá também o reforço de segurança privada contratada, com participação de equipe de 100 pessoas e uma central de câmeras de segurança  específica para monitorar o evento, além da atuação das equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Conselho Tutelar e equipes de diversas secretarias municipais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima