Sema – Selapir valoriza produção local de alimentos

Centenas de consumidores estiveram prestigiaram a feira de produtores locais

 

Lançamento ocorreu no 3º Encontro Conecta Rural, que reuniu produtores, consumidores e instituições, domingo, 27

 

Com o objetivo de valorizar, identificar e fomentar a produção de alimentos locais, foi lançado no domingo, 27, o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), durante o 3º Encontro Conecta Rural, no Varejão da Paulista.

Os produtores de alimentos piracicabanos agora têm essa nova alternativa para dar mais destaque aos seus produtos, como enfatizou a secretária Nancy Thame, da Sema, que enfatizou que este projeto foi construído a muitas mãos desde o ano passado, com apoio do Sesc, Unimep, Sebrae, Etec, Fatec, Esalq, Fatep, departamentos das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), de Educação (SME) e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e de produtores locais de Piracicaba.

“Nosso objetivo é oferecer uma alternativa simples e acessível para que estes produtores recebam uma identificação de que seus alimentos são feitos em Piracicaba, de forma a promover o consumo de alimentos locais e dar destaque e oportunidade de crescimento à economia local e incentivo aos produtores”, disse Nancy.

O evento de lançamento reuniu autoridades, representantes de diversas instituições e público interessado em conferir a feira de produtos locais, com 20 produtores de Piracicaba, que comercializaram uma variedade de alimentos como hortaliças, queijos, coalhada, produtos processados veganos, shimeji, bolos, pães, embutidos cárneos, entre outros. Teve também uma apresentação do Cortejo Paraense, que tocou clássicos da música popular brasileira e interagiu com o público.

A abertura do evento contou com a presença dos secretários José Luiz Guidotti Jr., da Semdettur, o presidente do Semae, Maurício Oliveira, a secretária da Smads, Euclídia Fioravante, o comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel da Silva Nunes, a secretária da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, e a chefe de Gabinete, Juliana Baccarin, representando o prefeito Luciano Almeida.

Também compuseram a mesa de abertura a agricultora familiar e agroecológica Naomi Torigoi, representando todos os produtores locais do evento, o diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional Piracicaba, Maurício Perissinotto, e Claudia Renata Novolette, representando o Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional).

Logo em seguida, foram apresentadas as palestras Conhecendo o Selapir e sua Legislação, pela nutricionista da Sema, Natália Gebrim, a palestra Como Precificar seu Produto, pelo gestor de agronegócio do Sebrae de Piracicaba, Renan Benedito D’Aragone, a apresentação sobre Boas Práticas na produção de alimentos feita pela nutricionista da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), Mariana Chaves, e a palestra Normas de Rotulagem de Alimentos, ministrada pela professora da Fatec, Erika Gutierrez.

O evento de lançamento do selo recebeu um retorno positivo dos expositores, como a produtora rural Bartira Mendes, que produz cogumelo shimeji há cinco anos em sua propriedade no bairro Pau Queimado. A satisfação em colher os próprios alimentos diretos de seu quintal foi o que levou a arquiteta de formação a trabalhar com a produção rural. “Vejo que a Sema traz um novo olhar para a zona rural de nosso município e o Selapir vem como uma valorização muito grande e incentivo para aqueles que também querem começar a produzir alimentos”, disse Bartira.

O aumento da confiança do consumidor ao adquirir os produtos com o Selapir, foi um dos pontos levantados pela microempreendedora de produtos artesanais veganos, Sandra Maria Borelli, que estava com uma banca no evento. “Lutamos muito para trazer nosso produto ao mercado e com o Selapir eu acredito que esse reconhecimento do produto local vai ajudar a aumentar muito as vendas”, ressaltou.

O economista aposentado Eduardo Garcia foi um dos consumidores que prestigiou o evento. Ele conta que já é consumidor assíduo dos Varejões Municipais e acha interessante a proposta do Selapir. “É importante porque a gente valoriza e ativa a economia local e ao mesmo tempo dá ao consumidor uma garantia que ele está comprando um produto de qualidade, preço justo e sabendo de sua origem em Piracicaba”, conta.

SELO – O Selapir é de uso gratuito e facultativo para o reconhecimento do local da produção e não terá por objetivo certificar e/ou inspecionar a produção. O Selo é destinado a agricultores e produtores locais do município para uso nas embalagens de seus produtos, que podem ser in natura, processados de origem vegetal ou animal.

Instituído em agosto pela lei municipal nº 9.769, o Selapir não eximirá os produtores de cumprir as obrigações legais para a produção e/ou comercialização dos produtos por eles assinalados, conforme legislação específica.

Os critérios e exigências necessárias para o produtor adquirir o selo será comprovar a produção no município de Piracicaba com CNPJ local; estar apto para venda (CNPJ com CNAE que autorize a produção e/ou comercialização do produto em questão); possuir o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) se o alimento for de origem animal e ter a rotulagem adequada. Cada produto cadastrado receberá um número de série específico.

Para solicitar o Selapir, o produtor pode entrar em contato com a Sema pelo telefone (19) 3437-4000 ou pelo e-mail [email protected]. Mais informações sobre o Selapir podem ser conferidas no site www.selapir.pira.sp.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima