Caldeirão Político

PASTORA?
Bolsonarista convicta, a vereadora Ana Pavão (PL) foi uma das lideranças políticas que participou dos atos – definidos como antidemocráticos na grande mídia nacional – contra o resultado das eleições presidenciais, domingo, 30. “O nosso Deus é o Senhor Jesus, o nosso Deus, o que manda em nós, é o Senhor Jesus. Nós temos um capitão na Terra escolhido por Deus, nós não vamos baixar a guarda. Todo poder emana do povo”, disse a parlamentar, que, na ocasião, mais parecia uma pastora.

 

‘CONVOCAÇÃO’
Durante o feriado, no Dia de Finados, Polezi postou um vídeo, em sua página no Facebook, onde aparece em frente do Posto Bigaton, para pedir que “não desistam do nosso País” e “não saiam das ruas”, porque “alguém vai intervir por nós”, disse, sem especificar quem poderia atender a demanda bolsonarista. “Continuem apoiando e dando suporte aos nossos irmãos caminhoneiros, nós somos a esperança”, disse.

 

BOLSONARO
Apesar do ímpeto de apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro fez um apelo aos seus apoiadores, na noite de quarta-feira, 2. “Desobstrua as ruas”, disse, em vídeo publicado nas mídias sociais. “Eu sei que vocês estão chateados, esperavam outra coisa, eu também estou tão chateado e triste, mas nós temos que ter a cabeça no lugar, os protestos são bem-vindos, mas tem algo que não é legal: o fechamento de rodovias pelo Brasil”, disse.

 

CRIMINOSO
Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes subiu o tom contra apoiadores de Bolsonaro que tentam emplacar a narrativa de “fraude eleitoral”. “Os eleitores, em maioria massacrante, são democratas”, disse Moraes. “Aqueles que criminosamente não estão aceitando, aqueles que criminosamente estão praticando atos antidemocráticos serão tratados como criminosos”, definiu o ministro.

 

FUTEBOL
Na Câmara, a turma do futebol continua animada. Na terça-feira, 1o, eles se reuniram no Val Ball, no bairro Dois Córregos. Enquanto o vereador Pedro Kawai manteve a fama de zagueiro à moda antiga – ‘cabeça erguida’ e ‘desarme sem falta –, o vereador Acácio Godoy driblou três parar marcar um golaço. Dizem até que vai concorrer ao Prêmio Puskas no final do ano.

 

MESA
Embora pouco se fale publicamente, a disputa pela Presidência da Mesa Diretora da Câmara, na gestão 2023-2024, continua intensa. Para além das divisões de cargos no Legislativo, o que tem se discutido é a autonomia perante o Executivo. A preocupação é que na segunda metade dos mandatos, os vereadores tenham condição de mostrar independência de poder para seus eleitores. Todos já sabem: outubro de 2024 é logo ali.

 

PROMESSA
Em Brasília-DF, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) já iniciou as tratativas para a transição de governo. De acordo com o ex-governador de São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que vai colaborar com o processo. O encontro entre eles aconteceu no gabinete do presidente, no terceiro andar do Palácio do Planalto, a pedido de Bolsonaro.

 

‘VOLTAMOS’
Acompanharam Alckmin, a presidente do PT Nacional, Gleise Hoffmann, e o ex-senador Aloizio Mercadante. “Só tem uma forma de voltar ao Planalto e exercer um cargo público. É pela porta da frente, no voto popular, numa eleição limpa como foi a que nós vivemos”, disse Mercadante, que durante o processo eleitoral retomou, em grande parte, espaço ao ser coordenador do programa de governo da campanha de Lula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima