PCJ – Comitês realiza workhop sobre reuso e tratamento da água

“Reúso da água, remoção de nutrientes e tratamento do lodo” será tema de workshop dos Comitês PCJ, hoje, 20, e amanhã, 21. O evento é organizado pela Câmara Técnica de Saneamento (CT-SA). Na quinta-feira, dia 20, será realizado um webinar, das 14h às 17h. No dia seguinte (21/10/2022), no período da manhã, a CT-SA promoverá visitas técnicas na EPAR (Estação Produtora de Água de Reúso) Capivari II e na Usina Verde de Compostagem, em Campinas.

O evento tem como objetivo aprofundar discussões sobre o papel dos municípios, empresas e indivíduos na promoção e na melhoria das condições de saneamento ambiental nas Bacias PCJ, enfatizando a eficiência dos sistemas de tratamento de esgotos e a viabilidade da utilização de águas de reuso.

No webinar, especialistas debaterão aspectos relevantes do reúso de água e da eficiência das ETEs, com ideias e contribuições importantes para o avanço do saneamento e da sustentabilidade nas Bacias PCJ. O público-alvo é formado por membros de comitês de bacias hidrográficas, colaboradores de empresas de saneamento e de serviços de água, estudantes e demais interessados no assunto.

No total, serão três palestras. A primeira sobre o Reuso de Água nas Bacias PCJ, com o professor José Carlos Mierzwa. A segunda sobre Remoção de nutrientes em ETE’s, com o professor Pedro Alem Sobrinho. A terceira sobre a Usina Verde de Compostagem (exemplo de tratamento do lodo), com Ernesto Dimas Paulella, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura de Campinas. O webinar será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Agência das Bacias PCJ, com acesso pelo link: https://bit.ly/webinarCT-SA. Não é necessária inscrição prévia.

O webinar é um dos objetivos do Plano de Trabalho da CT-SA e visa ampliar o horizonte de todos os representados na Família PCJ, “para que possamos a partir daí entender o que cada município, departamento, empresa e pessoa pode contribuir para que esse uso seja viável para a melhoria da qualidade dos efluentes tratados, a diminuição dos sólidos descartados pelas ETE’s e mesmo para que possamos utilizar essa água de diferentes formas”, destacou a coordenação da CT-SA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima