Homenagem – José Luiz Gomes Chicanelli recebe Título de Cidadão Piracicabano

Projeto de decreto legislativo 29/2022, aprovado na Câmara Municipal, é de autoria do vereador Paulo Camolesi. CRÉDITO: Davi Negri

A Câmara Municipal de Piracicaba entregou, na noite de terça-feira, 18, o Título de Cidadão Piracicabano ao médico José Luiz Gomes Chicanelli, em iniciativa do vereador Paulo Camolesi, autor do projeto de decreto legislativo 29/2022. A solenidade ocorreu no Salão Nobre “Helly de Campos Melges” e foi acompanhada por familiares e amigos do profissional que está na cidade há mais de 40 anos.

“Fico feliz (em conceder essa homenagem), porque, coincidentemente, ontem (segunda-feira, 17), entreguei uma moção a um grupo da Dedini, que trabalha com o reuso da água, portanto, salva o meio ambiente, e hoje eu estou aqui enaltecendo um ser humano que salva vidas”, disse Camolesi. “Eu fico feliz, porque o doutor Chicanelli tem contribuído com o projeto de Deus de salvar vidas”, enfatizou.

Bastante emocionado, o homenageado lembrou de sua trajetória, quando chegou em Piracicaba há 43 anos para trabalhar. “Passamos por momentos difíceis, mas também conquistamos muitas coisas, fizemos bastante amigos”, disse, e agradeceu pelo reconhecimento. “Agradeço muito o que vocês fizeram por mim, principalmente ao vereador Paulo Camolesi, pelo título de cidadão, e ao povo piracicabano, que nos aceitou e permitiu que isso acontecesse”, destacou.

Diretor-financeiro do Sindicato dos Municipais de Piracicaba e Região, José Osmir Bertazzoni destacou a honra em receber as pessoas que decidem viver na cidade. “Título de Cidadão precisar ter um ideário, em reconhecer aqueles que aqui vieram e escolheram para viver, ainda mais o doutor Chicanelli, que tem uma história tão bonita e de resistência”, destacou.

João Paulo Jordão Mainardi, diretor institucional de Interação e Fomento ao Cooperativismo da Unimed Piracicaba, recordou de quando, ainda na escola, doutor Chicanelli foi falar sobre medicina. “E também temos muitos pacientes em comum, e eu sempre ouço elogios a respeito da maneira como o senhor atende”, destacou, ao parabenizar pelo reconhecimento, agora como Cidadão Piracicabano.

CURRÍCULO – Natural de Ribeirão Preto, José Luiz Gomes Chicanelli nasceu com uma doença congênita no coração e ainda durante sua infância e adolescência passou por uma série de cirurgias e procedimentos para sobrevivência.

Como teve a vida marcada por idas aos hospitais e pelo contato próximo tão jovem com médicos, resolveu qual profissão iria seguir, e a medicina tornou-se seu objetivo. Chicanelli sempre teve lema “curar se possível, aliviar se possível, confortar sempre” e dedicou-se diligentemente aos estudos, conseguindo entrar na Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu, onde se formou e completou a especialização em cardiologia nas cidades de Ribeirão Preto e São Paulo.

Há mais de 40 anos, Chicanelli adotou Piracicaba para viver e, desde então, desenvolve um trabalho de excelência em hospitais e em consultório particular, sempre envolvido com trabalhos sociais. Há mais de 30 anos atua junto à Paróquia Matriz da Vila Resende e outras entidades assistenciais do município.

O cardiologista é casado desde 1977 com a médica psiquiatra Maria Cândida Alves da Silva Chicanelli, com quem tem três filhos Rachel Teixeira Chicanelli; Clarissa Teixeira Chicanelli e José Renato Teixeira Chicanelli, têm quatro netos Beatriz Chicanelli Sanches; Guilherme Cordeiro Chicanelli; Artur Chicanelli Sanches e Helena Chicanelli Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima