Objetivo – Projeto ‘Viajando na Leitura’ é lançado

Geladeiras literárias ficarão instaladas em terminais de ônibus

 

Iniciativa foi criada com o propósito de incentivar a leitura em ônibus e terminais do transporte público

 

Para incentivar a leitura nos ônibus do transporte coletivo urbano e nos terminais, foi lançado segunda-feira, 17, no colégio Objetivo, o projeto Viajando na Leitura. A realização é da APL (Academia Piracicabana de Letras) e IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e SME (Secretaria Municipal de Educação), além do Rotary e Tupi (Transporte Urbano Piracicaba). O patrocínio é do Pecege e do Colégio Objetivo.

No projeto Viajando na Leitura, geladeiras literárias instaladas em terminais de ônibus – Central de Integração, Vila Sônia, Pauliceia e Piracicamirim – disponibilizarão aos passageiros livros que poderão ser retirados gratuitamente para leitura nos próprios ônibus ou mesmo em casa. Além disso, as geladeiras estarão abertas para receber livros doados pelos passageiros. O projeto inclui, ainda, livros digitais, que serão disponibilizados aos usuários do transporte para que façam a leitura em celulares ou computadores, por acesso via QRCode.

Com duração de três meses, o projeto engloba, também, um concurso literário junto aos usuários do sistema de transporte urbano. Informações serão divulgadas nos seis terminais de ônibus da cidade, em mídias digitais, quatro backbus, pontos de ônibus e em um ônibus totalmente adesivado, que irá circular pelas vias de Piracicaba.

“A leitura com certeza é capaz de transformar vidas, porque agrega conhecimento para as pessoas, então, não poderíamos deixar de participar desta iniciativa. O tempo dos passageiros dentro dos ônibus, com esse projeto, pode ser muito mais divertido”, falou Ricardo Piton, chefe da Divisão de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran.

Conforme a secretária de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte, Jane Franco, o conhecimento proporcionado pela leitura é essencial para o amadurecimento do cidadão. “A Prefeitura, por meio da Semuttran, apoia esta iniciativa que tem como foco também dar destaque à literatura feita por piracicabanos e nada melhor que conhecer a história da cidade onde se vive”, disse.

O secretário municipal de Educação, Bruno Roza, também ressaltou a importância da parceria. “Trabalhamos e incentivamos a leitura dentro de nossas unidades da Rede Municipal de Educação e não poderíamos deixar de apoiar essa iniciativa tão importante. Incentivar a leitura é contribuir com o desenvolvimento intelectual e com a construção de senso crítico da população”, falou

Para Vitor Pires Vencovsky, presidente da Academia Piracicabana de Letras, a parceria com a Prefeitura de Piracicaba e a empresa Tupi é importante para democratização do projeto. “O uso do sistema de transporte de passageiros permite que os livros cheguem em todos os cantos do município”, afirmou.

Segundo Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o Viajando na Leitura irá homenagear o piracicabano Thales Castanho de Andrade. “Thales é um dos precursores da literatura infantil no Brasil e esse projeto levará a história de Piracicaba para os leitores”, explicou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima