Água – Reservatórios antigos podem virar museus, diz vereadora

“Para onde toda a capacidade de água antes armazenada do reservatório da rua Marechal Deodoro foi destinada?. Esse é um dos questionamento da vereadora Sílvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade é Sua” no requerimento 724/2022. A propositura foi aprovada na 50ª reunião ordinária, na noite desta quinta-feira (13).

Ao justificar o requerimento na tribuna, Silvia expressou a vontade de preservar os patrimônios históricos do município. “Organizamos uma excursão com engenheiros, arquitetos e alunos de engenharia e arquitetura, além do diretor de patrimônio do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), Marcelo Cachione, para falar um pouco da história do reservatório de água do Semae da rua Marechal Deodoro, no bairro Alto, e todos saíram de lá com algumas dúvidas e maravilhados com aquilo”.

A parlamentar quer saber da Prefeitura Municipal, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), qual o projeto e o memorial descritivo das obas a serem feitas no local, qual empresa executará, que tipo de contrato ocorreu ou ocorrerá, licitação, se existe outro reservatório que possa suprir e se o reservatório da Marechal Deodoro pode ser utilizado como patrimônio histórico para fins de museu, além de outras indagações.

Outro reservatório, aponta Sílvia Morales no documento, com as mesmas características do bairro Alto está localizado na sede do Semae, na rua XV de Novembro, 2200. “Esse, há muito tempo está sem água, sendo que pode ser feito alguma coisa no sentido de virar um museu, o que proporcionaria à população uma visitação mais intensiva”, acrescenta.

Na mesma propositura, a vereadora pergunta há quanto tempo está desativado, “ou seja, sem reserva de água?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima