
O vereador Laércio Trevisan entregou, sexta-feira (11), o requerimento 583/2022, que presta voto de congratulações ao atleta piracicabano Vitor Wagner de Mesquita Barros, conhecido como ‘Mangue Seco’, por atingir o kruang preto no muay thai. Foi a partir dos 8 anos de idade que Vitor Wagner começou a se destacar na prova dos 400 m com barreira. Velocista, ele passou quase dez anos no atletismo antes de se dedicar ao futebol. No futebol, chegou a ser profissional e defendeu o Rio Claro, na posição de zagueiro, mas logo deixou o gramado para treinar kung fu.
Há mais ou menos 40 anos, ele conheceu a capoeira, expressão cultural da qual é mestre. No esporte, ganhou o apelido de “Mangue Seco”. A capoeira não foi o ‘último ato’ do piracicabano, que, posteriormente, passou a treinar kickboxing, modalidade em que coleciona títulos.
O requerimento ressalta ainda qu o início no Kickboxing aconteceu após o convite do treinador Wilson Teodoro, líder da equipe Company Top Fight. Nete período, Mangue Seco medalhou no Sul-Americano do Chile, em 2015, e no Pan do México, em 2016. Polivalente, ele disputa três categorias: point fight, kick light e light contact, todas na divisão 74 kg máster.
Em 2017 ele se sagrou campeão da Copa Tatame, Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Ao todo, o atleta possui mais de 60 medalhas e três cinturões que conquistou antes da transição para o cargo de treinador.