Caldeirão Político

FRASE
“Não me venham dizer que investir em Educação é gasto”. A frase é do candidato à Presidência da República pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, ontem (11), durante campanha, ao lado do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Alckmin, por sua vez, deu um sorriso de feliz com o seu companheiro de chapa.

 

TANABI — I
O TRE-SP aprovou sexta (7) resolução que estabelece o calendário eleitoral das novas eleições da Prefeitura de Tanabi — o governador Rodrigo Garcia e o ex-prefeito José Machado nasceram lá —, a serem realizadas dia 27 de novembro de 2022. Poderão votar eleitoras e eleitores que estavam regulares e tinham domicílio eleitoral no município até 4 de maio, data de fechamento do cadastro eleitoral.

 

TANABI — II
As convenções partidárias para escolha das candidatas e candidatos à prefeitura serão entre 17 e 22 de outubro e os pedidos de registro de candidatura devem ser feitos até 25 de outubro. A propaganda eleitoral terá início dia 26 de outubro.

 

EM 1998 — I
O senador Mário Covas (PSDB) disputava com o deputado federal Paulo Maluf (PDS) o Governo do Estado de São Paulo, em 1998. O segundo turno sobrou para os dois encontrarem a charmosa conta de “metade mais um voto”. O Partido dos Trabalhadores ficou fora no primeiro turno e os petistas de Piracicaba firmaram: “Sou PT e voto Covas”. Frase linda na época, firmes e fortes os petistas.

 

EM 1998 — II
Mais do que uma frase linda pronunciada pelos petistas da época, liderados por José Machado, que tinha sido prefeito, havia um vice de Mário Covas chamado Geraldo Alckmin (hoje no PSB), que tinha sido vereador e prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual e deputado federal. Saiu para vice de Covas, líder do ninho tucano que se tornou governador do Estado em 1999 e veio a falecer.

 

EM 1998 — III
E a pergunta fica porque perguntar não ofende. Onde estão os tucanos de hoje em relação ao pleito presidencial em que concorre um alinhado de direita como Paulo Maluf e um alinhado de esquerda como Mário Covas? Eram quase os mesmos de hoje, sem citar nomes.

 

FELIZES — I
Dois assessores que se destacaram na campanha de deputado estadual de Helinho Zanatta (PSC), entre tantos que se dedicaram ao trabalho, são Clovis Vaz Filho e Miromar Aparecido Rosa, o Miro. São especialistas na área do marketing político e colocam a mão na massa: vão atrás. “Ex-ministro” do prefeito Barjas Negri (PSDB), Miromar Rosa já assessorou outros vitoriosos, como o ex-prefeito De Mitry em Águas de São Pedro e o deputado estadual Roberto Morais (Cidadania), derrotado no último pleito. E feliz, também, o presidente do PSC de Piracicaba, ex-vereador Joel Faria.

 

FELIZES — II
Os companheiros de campanha do deputado estadual eleito Helinho Zanatta (PSC) comemoram que ele foi o mais votado na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Seria ele o “deputado distrital”? Falam tanto em voto distrital e, quem sabe?, um dia será realidade. Foi votado em 461 cidades do Estado, mas centralizou a vitória na RMP.

 

CÂMARA
Derrotados este ano, mas que podem vir a ocupar cargos de vereador na próxima composição da Câmara Municipal, estão o vereador Pedro Kawai e Rô Camolese, do PSDB; Fernando Favoreto, do PSC ou MDB?; Tatiana, protetora dos animais, do Podemos; Eliete Nunes (Cidadania) e, quem sabe?, Érica Gorga (Patriota). Nossos colaboradores devem continuar enviando as listas.

 

CAMPANHA
A campanha da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) funcionou em parte. Para deputado estadual, valeu o slogan “Piracicabano vota em piracicabano”, pois três candidatos com domicílio eleitoral aqui foram eleitos, enquanto que, para deputado federal, nem sequer passou perto. O único federal da RMP é Miguel Lombardi (PL), com domicílio eleitoral em Limeira, que fez mais de 130 mil votos.

 

EXEMPLO
O deputado estadual Roberto Morais (CID) pode, sim, dar um exemplo de cidadania e ser candidato a vereador em 2024. Questão de tempo e de amadurecimento da ideia. Com sua experiência, Piracicaba vai ganhar muito. Muito mesmo, como fez Jair Soares, ex-ministro, ex-governador, ex-senador (…), em Porto Alegre. E, agora, em São Paulo, faz o ex-senador Eduardo Suplicy (PT), eleito deputado estadual com mais de 800 mil votos.

 

‘FEIOS’
O vereador Zezinho Pereira (União Brasil) está sempre afiado para se utilizar de jargões e simbolismos bastante tradicionais quando utiliza a tribuna da Câmara. Na segunda-feira, 10, disse que “todo secretariado, eles estão lá, não pela beleza, mas por ser cargo político”. Nos corredores da Câmara, alguém que soltou, aos risos: “Zezinho chamou o secretariado de feios.” O bom humor faz parte da vida.

 

PREOCUPADA
A vereadora Silvia Morales, do mandato coletivo “A Cidade É Sua”, está preocupada com o projeto do Executivo que extingue o Ipplap (Instituto de Pesquisa e Planejamento) e a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional). “Temos que olhar (essa proposta) com bastante critério e cautela”, disse, ao lembrar que mais do que mudanças administrativas é preciso “vontade política” para dar andamento à política habitacional do Município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima