Caldeirão Político

“CONVOCAÇÃO”
Em entrevista na página A3, desta edição, o professor José Machado, ex-prefeito de Piracicaba por duas vezes, faz uma “convocação” aos companheiros de esquerda, destacando-se os que pertenceram ao MDB (depois, PMDB) e vivenciaram a luta contra a Ditadura de 64 na cidade. Destaca-se, aí, o ex-prefeito José Aparecido Borghese, o ex-prefeito Barjas Negri, que deixou o então MDB para fundar o PSDB.

 

HADDAD
Fernando Haddad, candidato ao Governo do Estado de São Paulo pelo PT, participou na noite de quinta (6), ao lado de Geraldo Alckmin, Marina Silva, Simone Tebet e Lúcia França do Ato “Direitos Já! Fórum pela Democracia”, realizado na Capital. Ao lado de várias personalidades que defenderam a liberdade na história recente do Brasil, ele ressaltou a importante missão que a população tem agora de ir às ruas por São Paulo e pelo País, pela eleição de Lula presidente e ele, Haddad, governador.

 

VAIDADES
Nesses 54 anos de jornalismo diário, este Capiau – realmente cansado e idoso – observa que os políticos, em sua maioria, não têm problemas de trabalhar e de desenvolver politicas públicas. O problema, muito sério, é administrar as vaidades, muitas vaidades, problemas que a política pouco teve no passado, vem aumentando e parece que não se encontra o fim desse caminho. Só para refletir.

 

“DESSERVIÇO” – I
Sediada em Berlim, Alemanha, a organização Transparência Internacional que atua no combate à corrupção, declara repúdio ao apoio do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) e do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) à reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

 

“DESSERVIÇO” – II
Esses dois jovens, que sejam bem intencionados até, mas passam longe do que é ser político na essência. Neófitos, virão aprender muito no Congresso Nacional. Aliás, a vida é um constante aprender. Segundo a organização, eles “prestam um desserviço ao Brasil”, ao apoiarem a reeleição. “O discurso da luta contra a corrupção é sequestrado para viabilizar projetos autoritários de poder”, diz a nota.

 

DOMÉSTICA
Ediane Maria veio de Floresta, Pernambuco, e enfrentou todas dificuldades na periferia de São Paulo, onde foi contratada como empregada doméstica, em casa que sua mãe já havia trabalhado. Foi eleita pelo PSOL deputada estadual no último dia 2, com mais de 175 mil votos, e está feliz. Agora, vamos aguardar as ações do mandato de Ediane a partir de 15 de março de 2023. Sucesso.

 

BARJAS
Quem não perde tempo com estratégia de campanha é o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB). Passarinhos soltos por aí cantam – até meio irritados -, que ele procurou vereadores do Partido Liberal (PL) e do Partido Progressista (PP). Com certeza, do PL, não foi o vereador Laércio Trevisan Júnior, seu adversário número um. E esse contato já seria para iniciar a campanha para 2024. Quem será o (ou a) vice?

 

MDB
Interessante o MDB, de Piracicaba, do Estado e do Brasil, ter posições diferentes para as quais foi criado na década de 1.960. Mas é a metamorfose política que provoca tudo isso e só é possível numa democracia plena como vivemos. Aliás, apesar das ameaças do chefe da Nação nesses últimos três anos e oito meses e que, agora, está em “paz e amor”. A esposa Michelle Bolsonaro até pede perdão pelos “palavrões do meu marido”.

 

APOIO

O presidente do MDB de Piracicaba, André Augusti (à direita) com o candidato do Republicanos ao Governo do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestando seu apoio e voto, assim como na reeleição do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). “A decisão da senadora Simone Tebet, do Mato Grosso do Sul, foi pessoal e não partidária”, afirmou Augusti, jovem idealista, que está empenhado na vida político-partidária do MDB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima