A boa e reconhecida educação infantil na cidade de Piracicaba

Barjas Negri

A literatura disponível tem muitas evidências que a educação infantil de crianças de 0 a 5 anos é muito importante para o futuro delas e para o avanço da mudança social do País. A legislação brasileira determina que no ano de 2024 se atenda 50% das crianças de 0 a 3 anos em creches e 100% de 4 e 5 anos em pré-escolas.
A tarefa de atender essas crianças em creches no Brasil não será fácil. Os dados já disponíveis mostram que se atende apenas 36% dessas crianças. Já no caso da pré-escola, a situação é mais confortável com 94% de atendimento.
Em Piracicaba, a situação é mais confortável devido a uma política planejada de atendimento na educação infantil adotada com muita dificuldade pela Prefeitura no final dos anos 1970, que teve continuidade a partir daí, ganhando destaque entre os anos 2004 e 2020.
Se em 2004 em Piracicaba havia 39 creches municipais atendendo 2.794 crianças de 0 a 3 anos – incluindo o Programa Bolsa-creche – vamos chegar em 2020 com 89 creches, atendendo 11.209 crianças. Por sua vez, o atendimento na pré-escola (4 e 5 anos) ampliou e salta de 3.228 para 8.421 crianças.
Os dados disponíveis no Censo Escolar de 2020, que incluem atendimento público e privado, apontam para um atendimento de 70% nas creches e 100% na pré-escola. No caso das creches atendemos proporcionalmente o dobro da média nacional e, na pré-escola, a universalização ocorreu há vários anos. Esses dados são reconhecidos nacionalmente e colocou Piracicaba na liderança da educação infantil brasileira, com poucos municípios de porte médio próximos a esses índices.
No período recente (2017/2021), a Prefeitura municipalizou e ampliou a creche filantrópica Lygia Gobbin, no bairro Santa Rosa (2017), o mesmo acontecendo com a Ada Dedini Ometto (2018), no Jardim Monumento. Ainda em 2018, a Prefeitura construiu e implantou as creches Prof. Almir de Souza Maia, no Jardim dos Ipês; a do Vida Nova, que ficou pronta e equipada em 2020, mas que passou a funcionar em 2021, devido à pandemia e, também, iniciou em 2020 a construção da creche do Tatuapé, para ser concluída no primeiro semestre de 2021. Por alguma razão técnica, a Prefeitura não concluiu as obras e nem colocou a creche em funcionamento, em que pese ter recursos em caixa.
A Rede Municipal de Educação Infantil é grande, atendendo 19.490 crianças. Ela possui em seus quadros milhares de professoras, diretoras, supervisoras, coordenadoras e pessoal de apoio, preparados para educar com qualidades essas crianças.
No entanto, se não houver, por parte da Prefeitura, uma política de continuidade de expansão da nossa rede, com a ampliação de oferta de vagas anualmente, os bons índices de atendimento poderão regredir e cada vez vamos nos distanciar da meta de 100% de atendimento das crianças de 0 a 3 anos, o que seria ideal para o futuro delas.

______

Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima