Dia Mundial do Turismo e o turismo de Piracicaba

 

Rose Massarrutto

 

Hoje, 27/09, é comemorado o Dia Mundial do Turismo. A data foi criada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e celebrado pela primeira vez em 1980, com o objetivo de ressaltar a importância social, cultural e econômica deste segmento.

Neste ano de 2022 essa data se faz mais especial depois de dois anos de pandemia e um mercado totalmente instável para atividade no mundo.

Porém, vale colocar que a humanidade aprendeu a viajar e, o que é melhor, a valorizar a viagem com um dos bens e aquisições mais valiosos. Esse fator social terá cada vez mais destaque agora e nas próximas gerações, colocando as viagens, as visitas, o turismo e a ação de se deslocar para outro local, cidade, estado ou país para conhecer lugares, pessoas e costumes diferente como referência de vida.

Não estamos aqui falando somente de grandes e caras viagens, e sim do ato de conhecer coisas novas. Para isso, muitas vezes, não precisamos nem mesmo sair da cidade, que é o caso de Piracicaba, marcada por belas paisagens, uma tradição cultural e história de referência. Um município que possui fonte de lazer e entretenimento para nosso cidadão, assim como para nossa região e visitantes.

Visitar a Rua do Porto, sua paisagem, a gastronomia do peixe no tambor, assim como as manifestações culturais que temos nesse espaço, certamente proporciona uma vivência diferente.

A comunidade de Santana e Santa Olímpia é um passeio rural diferente, com estabelecimentos gastronômicos e um passeio por uma produção artesanal de vinho com direito a degustação e compra de souvenir ao final.

Não posso deixar de convidar, nesse dia especial e comemorativo, para a visita ao centro gastronômico do bairro histórico do Monte Alegre, uma experiência com cerveja artesanal e uma culinária diversificada de alta qualidade, onde o visitante encontra excelentes opções.

Trabalhando com turismo, o que mais escuto é: Piracicaba tem muito potencial turístico não explorado. Concordo em partes com a afirmação, pois nossa cidade tem muito potencial turístico, mas não concordo que não está sendo explorado. A exploração acontece, políticas públicas são criadas e muitas comunidades, empreendedores e investidores, estão percebendo isso e investindo neste segmento de nossa cidade.

Precisamos valorizar o que temos de melhor e, é claro, continuar sempre o desenvolvimento do turismo e o crescimento na cidade, ao mesmo tempo em que propomos espaços de entretenimento e lazer para nossa população.

______

Rose Massarrutto, assessora de projetos da Prefeitura Municipal de Piracicaba

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima