Caldeirão Político

RITMO
Começa o ritmo do nervosismo e da ansiedade dos candidatos e dos seus assessores. Um pouco de respostas rústicas, mas sem maldade. É hora de os assessores compreenderem, com tranquilidade, as ações mais aceleradas dos postulantes às diversas funções da República. E o respeito, a harmonia, o bom trato, fazem parte dessa reta final.

 

JUSTIÇA
O Capiau, idoso e cansado, vive a trigésima segunda eleição em sua vida, participando efetivamente do evento. Sempre, a Justiça Eleitoral foi responsável e ativa através dos juízes para conduzir todo processo. Nossa homenagem, pois, aos magistrados e serventuários, aos membros do MPE, pela dedicação e muito trabalho. Conversa mole de certos políticos, o Capiau nem dá ouvidos. Dia 2, domingo, teremos o resultado. Amem.

 

CALÇADÃO – I
A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) participou na tarde de ontem (27) da reunião pública sobre a revitalização da rua Governador Pedro de Toledo, proposta pelo vereador em exercício Reinaldo Pousa. Marcelo Cançado, presidente da Associação, ao lado de diretores e conselheiros, se posicionou favorável à revitalização da área central como um todo, mas levantou pontos desfavoráveis ao comércio e transeuntes com o fechamento e criação de um “calçadão” na rua Governador.

 

CALÇADÃO – II
O requerimento 646/2022, autoria de Pousa, propõe, sobretudo, o fechamento da principal rua do comércio da área central do município. Segundo o vereador “(…) essa seria uma forma de não tornar a região um Centro velho.” Muitas discussões virão pela frente.

 

BRITO
“A população piracicabana tem confiado em minhas propostas, porque sabem que sou um candidato de projetos. Como voluntário, sem nenhum cargo público, sempre fui à luta por esse povo que clama por mudanças. Eleito deputado federal, conseguirei trazer emendas parlamentares que beneficiarão Piracicaba e região. Eu prometo e cumpro”, afirma e reafirma Edvaldo Brito.

 

GUSTAVO
Para o vereador Gustavo (Avante), “o candidato a deputado federal do seu partido Edvaldo Brito tem mostrado força na campanha em todos os pontos da cidade. Com equipes animadas e bem-dispostas a espalhar o nome do Brito por toda a Piracicaba, com bandeiras, trio elétrico e diversos arrastões entregando santinho e pedindo voto”.

 

PERGUNTA
Segundo informações postadas pelo candidato Edvaldo Brito (Avante) através de aplicativo de mensagens, não param de chegar vídeos de apoiadores das mais diversas categorias e de diversas cidades da região. Será que após tanto tempo vamos ter um representante no Congresso Nacional? A pergunta fica até domingo (02) à noite.

 

ESTADO – I
Em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Felipe Salto, antecipou que o Orçamento paulista para 2023 manterá a mesma linha dos últimos anos e estipulará um montante de investimentos acima de R? 20 bilhões. “São Paulo tem investido valores superiores aos da União e isso só tem sido possível graças à pujança da economia paulista”, destacou.

 

ESTADO – II
O investimento previsto para o próximo ano será distribuído em diversas áreas, como, por exemplo, na melhoria da conservação de rodovias, hidrovias, ferrovias e aeroportos, além de ações de modernização da infraestrutura do campo. Já o detalhamento de quais valores irão para cada setor será conhecido em breve, porque a Alesp deve receber até 30 de setembro o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), elaborado pelo Poder Executivo.

 

ÔNIBUS – I
O secretário Estadual da Educação, Hubert Alquéres, entregou nesta segunda-feira seis ônibus escolares para os municípios de Aguaí, Campo Limpo Paulista, Indaiatuba, Itatiba, Pedreira e Tambaú, na região de Campinas. Em todo Estado, foram entregues 46 veículos. O investimento total dessa entrega é de R$10,9 milhões.

 

ÔNIBUS – II
”Este é um momento de muita alegria, é mais um passo de promover uma educação de maior qualidade para todos. A parceria entre o Governo Estadual e os Municípios é fundamental e beneficia a todos os envolvidos”, afirma o professor Hubert Alquéres.

 

DOUGLAS – I
A colocação falha do candidato Lula (PT) sobre o significado de capiau, referindo-se ao interior do Estado de São Paulo, continua a repercutir. E o professor Douglas Simões, velho amigo deste idoso e cansado Capiau, elogiou as explicações. “Lendo hoje A Tribuna, vi seu comentário muito bom a respeito do que é ser ‘capiau’, muito bem colocado”, escreveu, como um alento.

 

DOUGLAS – II
“Isso me remeteu a uma música que fiz com o poeta Irineu Volpato – “Araquá”- em homenagem ao riozinho que passa ali por Águas de São Pedro, onde falo: ‘Araquá, meu corguinho capiau, dei´s que fui pra Capital nunca mais te esqueci’ (…)”, escreveu o sempre mestre Douglas.

 

DOUGLAS – III
E continua o professor Douglas: “Quando criança, tanto o Volpato quanto meus filhos, nadamos nesse riozinho e, como o Araquá era um tema recorrente nas poesias dele, fizemos esta música, com a participação do Toninho Ferragutti (acordeon), Neymar Dias (viola caipira) e Marcos Moraes (violão). Registrado.

 

HYUNDAI – I
Na inauguração da nova fábrica de motores da Hyundai, enquanto todos aguardavam a chegada do governador Rodrigo Garcia (PSDB), o fato surpreendente foi quem saiu primeiro do carro, ao chegar no evento: o ex-prefeito Barjas Negri (PSDB).

 

HYUNDAI – II
Para os críticos de Barjas, isso foi no mínimo inusitado ao ver a reação daqueles que aguardavam o governador, dentre eles o prefeito Luciano Almeida (sem partido). “Chegou a ser cômico, uma vez que o mesmo não era convidado, pelo contrário, pois deu muita dor de cabeça para a empresa por divulgar sem autorização a nova fábrica que não estava ainda confirmada”, afirmam os críticos do ex-prefeito.

 

HYUNDAI – III
O prefeito Luciano Almeida não só prestigiou o evento como levou todo o seu secretariado e a sua esposa, Andrea, Primeira Dama. Só não estiveram por lá, por outros compromissos, o secretário de Governo, Carlos Beltrame; o de Finanças, Arthur, e o da Semdettur, Júnior Guidotti. Resumo deste Capiau: encontro político assim para o governador, não é fácil. É que está em ritmo de reeleição e, nesse caso, vale o sofrimento.

 

CCECP

O presidente do Conselho Coordenador das Entidades Civis de Piracicaba (CCECP), Carlos Roberto Rodrigues, o Esquerdinha – como é chamado pelos amigos -, visitou a redação de A Tribuna, e foi recebido pelo diretor, Evaldo Vicente. Rodrigues dedica-se à entidade há vários anos e está reorganizando na área jurídica, atualizando os estatutos, e vai iniciar em janeiro uma série de ações em defesa dos interesses coletivos. O CCECP foi responsável, ao longo das histórias, por várias conquistas locais, como a Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), a Rodovia do Açúcar e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima