Caldeirão Político

CAPIAU – I
Será que Lula sabe, na verdade, o que significa “capiau do interior”? Ele elogiou ou depreciou? Capiau nada mais é do que um dos sinônimos de caipira. E, por seu lado, caipira nada mais é do que aquele que o povo tupi-guarani denominava o morador do mato, na proximidade de rios, que buscava o peixe como alimento. Ou seja: caá(mato), i(água), pira (peixe). Enfim, o homem do interior especialmente de São Paulo. Quando, em 1894, Prudente de Morais chegou ao Rio de Janeiro como Presidente da República, os jornais anunciaram: ‘Chegou o Presidente Caipira”. Podia ter sido crítica ou elogio. E, em 1971, Laudo Natel, ex-governador de São Paulo, foi diplomado pelos prefeitos como “Governador Caipira”.

 

CAPIAU – II
Uma das significações do capiau, do caipira, é de referir-se, também, à pessoa tímida, humilde, de hábitos simples. É a criatura rústica, no sentido original da palavra: do campo, da zona rural. O capiau/caipira é uma cultura que, ainda agora, busca-se recuperar. Viola caipira, música caipira, caipirinha – são tesouros do capiau.

 

CAPIAU – III
Por outro lado, quando se quer menosprezar alguém por sua simplicidade ou rusticidade, fala-se que é um capiau, um caipira do interior. São falas de pessoas que, por se considerarem mais qualificadas, menosprezam os simples. É estranho, pois, que Lula tenha dito tal bobagem. Pois a maioria do seu eleitorado está entre os rústicos, os simples, os humildes. Há que se lembrar que o presidente Jair Bolsonaro falou, de si mesmo, ser um homem tosco. E não se considera caipira, apesar de nascido no interior. Tosco, rude, asqueroso (…) e sem ser capiau!

 

INDIGNADO
O presidente da Câmara, Acácio Godoy (PP), teve um gesto de grandeza na última sessão da Câmara. No período da tarde, recebeu liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo orientando a não mais ler a Bíblia no início das sessões, como é costume há anos na Casa. Ocupou a tribuna no espaço de liderança e leu o Salmo recomendado para aquela ocasião. A ação contra todos os legislativos brasileiros é movida por um cidadão do Rio de Janeiro. Acácio deve recorrer.

 

CURIOSIDADE
Uma curiosidade sobre a visita do governador Rodrigo Garcia (PSDB) para a inauguração da unidade da Hyundai e celebração dos 10 anos no Brasil. Após andança, recebendo o carinho de seus apoiadores, eleitores e eleitoras, por alguns pontos da cidade. Ele foi informado de que havia na gola de sua camisa (impecavelmente branca) uma marca de batom. Com muita descontração, de forma divertida, ele prontamente respondeu: “Resultado de boca de urna”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima