Caldeirão Político

CAMPANHA
No Centro de Piracicaba, campanha pelas candidaturas de Lula para presidente e Haddad para governador do Estado. Os petistas vão para a rua e farão o barulho que sabem e gostam de fazer em defesa da redistribuição de renda. A campanha, hoje, é mais uma arrancada da deputada estadual Professora Bebel, que busca a reeleição. Detalhe na A5

 

BUIA
Significado antigo de buia, movimento, barulho, ruído. Pode ter sido também corruptela de “debulhar”, “debuiá” o milho. Mas o principal era de promessa não cumprida, especialmente em tempos eleitorais: “Quando veio pidi voto, disse que fazia um montão de as coisa, depois foi vê, era só buia”. Seria diferente, hoje, na solidão do Planalto Central?

 

RECENTE
História recente, após uma gafe na Câmara, na sessão dos 200 anos. Uma professora cumprimentou a “vereadora” Aldisa Vieira Marques, para surpresa dos componentes da mesa, dos vereadores, do prefeito e de boa parte da plateia. Na verdade, depois ela se desculpou, referia-se ao vereador Aldisa (cujo nome foi mudado para Valdir), mais conhecido como Paraná. Sempre simpático e compreensivo com os enganos. Nosso respeito e admiração pelo nobre edil.

 

TEMPO — I
Já faz tempo que, quando tinha 14 anos, Maistro já perambulava pelos corredores do Centro Cívico, onde cresceu, ocupou várias funções até chegar à presidência do DEM e, de forma inteligente — com o ex-vereador Serginho Setten — costurar a candidatura de Luciano Almeida contra Barjas Negri, tendo como avalista Gabriel Ferrato.

 

TEMPO —II
Recentemente, o Partido Democratas (DEM) mudou de nome para Aliança Brasil e Maistro e os demais membros da Executiva perderam o partido para a Coronel Adriana Nunes, candidata a deputada estadual, e que foi vereadora. Isso poderia ter pesado na balança do chefe do Executivo? Ou há algum outro tipo de indisposição entre eles… Quem sabe? O Rei Charles III não sabe, com certeza.

 

COROAÇÃO
Seria verdade que o Rei Charles III só quer a coroação em 2023 para não ter que encontrar o presidente Jair Bolsonaro de novo? Difícil resposta, mas a análise de Cecílio Elias Netto, escritor e jornalista caipiracicabano, sobre o senhor que está no Palácio do Planalto teve repercussão pesada. Publicado na coluna de terça neste jornal, dia 20.

 

DÉCIMO
A vitória do Luciano Almeida (sem partido) foi uma surpresa para a cidade e, provavelmente, para ele. É que entrou em campo com uma coalizão que tem se mostrado, com o tempo, difícil de conduzir. Maistro é o décimo secretário a ser exonerado em um ano e oito meses e meio. Uma média de troca de secretários a cada 45 dias. É mole?

 

PRÓXIMOS
Quanto aos próximos, o Capiau prefere ficar quieto e, como todos os curiosos da política, aguardar. Uma coisa é certa: o último que sair que apague as lanternas.
EXPLICA
O ex-secretário de Administração Dorival Maistro enviou explicação ao Capiau sobre a que julga não ser volta ao ninho tucano, como escreveu este idoso e cansado chato. E afirma: “Sempre apoiei o Rodrigo Garcia e o Aldo Demarchi. Um apoio que vem de muitos anos. Estive no evento em que ambos participaram na cidade porque, independente de política, ali estavam reunidos cidadãos comuns, que amam Piracicaba”. Tudo bem, Maistro, registrado.

 

DAL
O ex-vereador Adalberto Felício Maluf, o Dal, como sempre foi chamado pelos amigos, visitou a redação e comentou tantos detalhes dos tempos em que esteve na Prefeitura, tanto na parte técnica, como na parte política. Foi emotivo ao se referir ao falecido Adilson Benedicto Maluf, que foi prefeito e deputado federal, porque era um líder jovem e destemido na década de 1970. “E ele (Adilson) falava de A Tribuna Piracicabana com carinho especial, o jornal da nossa cidade, que escreve do jeito como somos”. Realmente um amigo deste Capiau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima