Processos seletivos para o mercado atual

 

Cris Batochio

 

Contratar já não é mais tão simples e fácil como foi no passado. Com a alta demanda das empresas de contratação de profissionais qualificados x a baixa qualificação dos candidatos e a mudança drástica dos anseios das gerações, contratar passou a ser uma arte. Pessoas determinam o sucesso das empresas.

Processos seletivos ultrapassados já não cabem mais neste mercado do século XXI. Um dos pontos mais importantes em um processo seletivo é a neutralidade/imparcialidade/vieses do entrevistador. É preciso separar os “achismos” e supostos “preconceitos” na hora de entrevistar.

Vivemos um momento da história do trabalho, onde temos 4 gerações convivendo no mesmo ambiente organizacional. Desta forma, se buscarmos candidatos apenas que sejam iguais e ou parecidos com nosso modelo de candidato ideal, limitaremos demais a busca e perderemos a oportunidade de desfrutar da beleza da diversidade.

Não existem candidatos perfeitos, não existe a pessoa certa ou errada, o que existe é o candidato que está mais ou menos aderente à cultura da empresa naquele momento. Se conseguirmos deixar de lado nossos vieses, com toda certeza, ampliaremos as possibilidades de encontrar o match que tanto se busca atualmente.

Destaco algumas dicas para processos seletivos de sucesso: 1) já na triagem de currículos é possível perceber características do candidato – mais arrojo ou mais formalidade, organização e linha de raciocínio e, claro, se o histórico faz sentido com a empresa que está buscando; depois de triar o candidato, se decidir entrar em contato para uma entrevista, já é muito importante pensar na “experiência do candidato”; 2) candidatos também avaliam seus possíveis empregadores; 3) padronizar minimamente a forma de abordar os candidatos é o ideal; 4) os contatos precisam ser sempre éticos, respeitosos e humanizados – é a cara da empresa no contato; ser aceito ou rejeitado, pode acontecer já no 1º contato; 5) os convites para as entrevistas podem ser feitos através de pequenos textos animados, gifs personalizados, etc, algo que já mostre a identidade da empresa; pontualidade é essencial e testes podem ser aplicados – desde os gratuitos até os pagos.

Pontos que devem ser observados: idade – não existe idade certa – existe momento de vida que faz mais sentido este ou aquele trabalho – gerações diferentes – prioridades diferentes; estabilidade em empregos anteriores – dependendo da geração do candidato, tempo nos empregos anteriores é algo que é difícil de avaliar, pois a geração Z busca por propósito e qualidade de vida, então as avaliações de estabilidade caem por terra; modalidade de trabalho – presencial, home ou híbrido – esta é uma realidade que não tem como fugir, adaptar-se é preciso. O 100% presencial está em desuso para a geração Z e isso contagiou a forma como as pessoas buscam trabalho; geração Z é a geração do imediatismo – desta forma ter crescimento claro dentro da empresa é fundamental para eles.

Do mais, a cada candidato contratado, devemos comemorar! Pessoas fazem o dia a dia acontecer. Ter profissionais engajados faz toda a diferença para o sucesso de uma organização.

Diversas plataformas de processo seletivo já existem e podem facilitar o processo de contratação, mas para aquelas que ainda usam os processos tradicionais, com toda certeza, repensar a maneira como se relacionam com candidatos e funcionários, garante o sucesso e perenidade do negócio.

O desafio hoje é tornar os ambientes de trabalho, lugares de realização e cheios de propósito. Isso garantirá que a empresa possa ser um lugar incrível para se trabalhar e contratar pessoas, não será tão desafiador assim.

Como já dizia o saudoso Peter Drukrer, “as pessoas querem sentir que fazem a diferença”.

 

Cris Batochio é assessora de projetos especiais em trabalho e renda da Semdettur.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima