Por que votar em Helinho para deputado estadual?

Pedro Luis Aguiar

 

 

Na semana passada, Helinho Zanatta teve oficialmente registrada a sua candidatura a Deputado Estadual na eleição do próximo dia 2 de outubro. Ele concorre a uma das 94 vagas à Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao tomar conhecimento dessa informação, pus-me a refletir sobre algumas razões objetivas que nos levassem a votar em Helinho Zanatta. E, com base nesse pensamento, decidi escrever.

Cheguei a uma conclusão: especialmente para nós, residentes em São Pedro, Charqueada, Piracicaba e nos outros 21 municípios da Região Metropolitana de Piracicaba, essa candidatura traz uma oportunidade única de elegermos um deputado que, de verdade, nos represente no Estado de São Paulo.

E por que digo isso?

Porque Helinho conhece, de fato, as necessidades dos nossos municípios. Afinal, ele governou com sucesso, por 16 anos, Charqueada e São Pedro por dois mandatos consecutivos em cada uma dessas cidades e foi o primeiro presidente da Aderp (Agência de Desenvolvimento Político e Econômico da Região de Piracicaba), em 2007, entidade embrionária da Região Metropolitana de Piracicaba.

Porque Helinho é um político diferenciado. Empresário do agronegócio bem-sucedido, ele sempre vislumbrou um modo mais pragmático de fazer política, ou seja, menos promessas e mais resultados. Com certeza, Helinho, como deputado, irá priorizar a apresentação de projetos consistentes e de larga abrangência econômica e social e não ficará somente à mercê do repasse de recursos provenientes de emendas parlamentares. Claro, elas têm importância, mas não satisfazem às necessidades mais prementes dos municípios, uma vez que seus valores são normalmente muito menores ante os valores que podem decorrer de projetos mais abrangentes.

Porque Helinho é um líder por excelência. Assertivo, ele é movido a desafios e decide rapidamente o que tem que ser feito, buscando sempre resultados que beneficiem a população, em tudo que faz. Quem o conhece, quem com ele conviveu ou trabalhou, como é o meu caso, que fui secretário de Governo em seu segundo mandato na Prefeitura de São Pedro, pode atestar isso com total segurança.

Porque Helinho é um gestor competente e com visão de futuro. Sempre deu provas disso. Após sanear as finanças municipais e organizar a máquina pública em São Pedro no início de seu primeiro mandato, concomitantemente implementou um efetivo planejamento com projetos e ações de curto, médio e longo prazos, com a participação da população. Nascia a Agenda 2025. Já com parte dos recursos financeiros no caixa municipal para realizar investimentos, era absolutamente necessário buscar mais recursos nas esferas federal e estadual para fazer face aos projetos programados. Helinho começou a sua abnegada peregrinação pelos corredores do Executivo e do Congresso em Brasília e junto ao Governo do Estado. Não me recordo de uma única vez que tenha voltado decepcionado dessas maratonas. Pelo contrário, trazia no semblante a expressão do sucesso e o entusiasmo pela conquista de mais verbas para poder atender aos projetos que beneficiaram a nossa gente em seus mandatos.

Não à toa, sua performance ganhou as fronteiras e, merecidamente, Helinho foi escolhido como o melhor prefeito do Brasil pelo Índice FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) por três vezes consecutivas. E mais, em 2021, com base em dados de 2020, em levantamento realizado pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila, São Pedro voltou a se destacar: foi a primeira colocada na mesorregião de Piracicaba, divisão que inclui 26 cidades, no índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que monitora o emprego, a renda, a educação e a saúde de todos os municípios brasileiros.

Também, porque Helinho é uma pessoa perseverante e determinada na defesa das causas a que se propõe. Costumo dizer que “Helinho não entra para perder” e, tenho certeza, ele continuará lutando com todas as suas forças para se eleger, o que lhe permitirá, como deputado estadual, fazer valer o seu propósito de contribuir para a melhor qualidade de vida da nossa população. Exemplos para bem ilustrar a sua competência não faltam, como a adoção de políticas públicas implementadas e bem-sucedidas nos seus mandatos em São Pedro em relação à saúde, à educação, ao saneamento básico, à habitação e à infraestrutura urbana, para dizer o mínimo.

E, seguramente, porque não iremos nos surpreender se, a exemplo de sua bem-sucedida atuação à frente do Poder Executivo, já no seu primeiro mandato como deputado estadual, Helinho despontar como um dos representantes mais ativos de toda a Assembleia Legislativa paulista, a nosso bem e de toda a Região Metropolitana de Piracicaba. Credenciais para isso não lhe faltam.

Ao finalizar, como profissional da área de comunicação, permito-me compartilhar da feliz definição do mote que norteia a sua campanha: “A força de quem faz”. E nem poderia ser diferente. De fato, Helinho Zanatta faz.

 

_____

Pedro Aguiar, profissional de relações públicas, marketing, jornalista, foi Secretário de Governo da Prefeitura de São Pedro (2017/2020)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima