Caldeirão Político

CRÍTICOS
Os eleitores que fazem coro contra o vereador Laércio Trevisan Junior (PL) estão criticando o sindicalista por estar há mais de 20 anos no poder de uma entidade que representa funcionários da Esalq. Como o Capiau não quer provocar ninguém, e até admira o trabalho da Associação dos Funcionários da Esalq, fica o registro da indignação, sem qualquer citação de termos que não fazem bem para a saúde da Democracia. Vamos deixar que o povo, o eleitor escolha. Quem põe tira, é o velho ditado de políticos com quem este Capiau convive há mais de 50 anos.

 

LEITORA
Uma leitora assídua deste Capiau enviou a seguinte missiva: “A todos Vereadores e Vereadoras. Por favor, já deixaram o povo no horário das 21h30min e agora tentam calar a todos para atacar alguns. Não nos calem, por favor. Não nos decepcionem. Vocês foram eleitos para nos ouvir. Vida pública exige ética, ouvidos, bom senso, responsabilidade, transparência, respeito, estudo, conhecimento, dedicação etc. Opção de vocês. Não é fácil, mas é o que nós precisamos e esperamos”. Vamos em frente.

 

DESAFIO
O suplente de vereador, pastor Edilson de Madureira está com um enorme desafio: atingir 10 mil votos em Piracicaba para o federal Cezinha de Madureira e estadual Oseias de Madureira, ambos do PSD. Possível? Quem pode responder é o pastor Dilmo dos Santos, presidente do PSD local, e que foi deputado estadual pelo PV.

 

CONFIANÇA — I
A confiança é tanta que o pastor Edilson antecipou as férias no litoral baiano, para focar nos 15 dias de reta final. Descansar é sempre importante, mas em época de campanha não há férias.

 

CONFIANÇA — II
Cezinha de Madureira fez quase quatro mil votos em 2018, na época a campanha era coordenada por Edilson e Francys Almeida. A grande dificuldade atual é levar o desconhecido Oseias às ruas de Piracicaba. Ainda mais com tantos bons nomes na disputa a estadual na cidade, com a campanha da Acipi para ajudar os locais.

 

DIFICULDADE
A campanha vê ainda na Missionária Zete uma concorrente forte para o pastor Oseias de Madureira em todo Estado, ainda mais aliada ao federal Edson Moura, sem contar que está no mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Será que Oseias emplaca? Questão de urnas e doce de goiaba e eleição só depois da apuração.

 

MIRANTE
Quem passou pelo chafariz do Mirante na sexta (26) ficou maravilhado com o show organizado pela Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). Conforme a Prefeitura, cerca de 500 pessoas acompanharam o evento “Uma Noite no Mirante”, onde, além da música, foi possível apreciar um novo espaço para shows e atrações artísticas. O Capiau passou por lá e não poderia deixar de elogiar o excelente trabalho da equipe da Semac. Que outros eventos aconteçam! Maravilha!

 

DEBATE – I
O tradicional debate na Band, que “abre” as eleições nacionais, aconteceu na noite de domingo, 28, alcançando picos de audiência – só no YouTube, chegou a 8 milhões espectadores. A expectativa girou em torno da participação do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e do ex-presidente e candidato à Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT).

 

DEBATE – II
Mas enquanto Bolsonaro ficou marcado por mais um episódio de agressão verbal a uma mulher – desta vez, contra a jornalista Vera Magalhães — o petista ficou muito na defensiva, constrangendo a militância, que esperava Lula mais aguerrido. O destaque ficou por conta da candidata do MDB, senadora Simone Tebet (MS), que demonstrou excelente eloquência e bateu em todos. Sem dó e com competência.

 

DEBATE – III
A impressão é que Ciro Gomes apertou mais contra o petista do que contra Bolsonaro – chegando, em certo momento, a ser cordial e não ter sido correspondido. O presidente relembrou de caso, há mais 20 anos, de uma fala infeliz do ex-governador do Ceará sobre sua mulher na época, Patrícia Pillar. Foi um golpe sujo do presidente, já que Ciro se desculpou da fala e a atriz declara voto no ex-marido, demonstrando ter aceitado as desculpas. Essas coisas não encantam.

 

DEBATE – IV
Se fosse um jogo de futebol, Lula teria entrado na retranca, sem querer atacar. E a estratégia foi mal vista até por aliados. O jornalista Juca Kfouri lamentou que o ex-presidente não tenha sido mais incisivo contra Bolsonaro. A militância esperava que, ao responder sobre os casos de corrupção, Lula jogasse luz aos diversos casos do atual governo que são jogados por debaixo do tapete. É que Lula está mais para Capiau do que para sindicalista do ABC.

 

DEBATE – V
Debates são parte da cultura nacional e, para o exercício político, é importante que aconteçam. No day after do debate da Band, as equipes de cada candidato analisam as estratégias. Há, inclusive, informações na imprensa de que Bolsonaro pode desistir de ir nos próximos, o que seria uma tristeza para todos, pois o Brasil quer ouvir seus candidatos. Falem, gritem, se expressem, a manifestem para que saibamos, todos, como são eles.

 

SOLIDARIEDADE
O Capiau agradece às manifestações de solidariedade por várias falas na Câmara Municipal com críticas a este idoso e cansado, mas sempre animado e disposto a continuar respeitando as pessoas, eleitas ou não, e reconhecendo seus erros e falhas. Vamos em frente, vereadores Gilmar Rotta e Fabrício Polezi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima