Caldeirão Político

GEMA – I
Empossado como vereador na quinta-feira, 25, Felipe Jorge Dario, mais conhecido como Felipe Gema, aproveitou a sua primeira participação em reunião ordinária da Câmara para contar sua história de vida. “Minha vida começou andando de skate, acompanhando o XV em todos os jogos e depois decidi fundar uma torcida organizada aos 14 anos”, disse um dos fundadores da Esquadrão

 

GEMA – II
Ele também relatou que “vem de uma cultura bem difícil”, que são as torcidas organizadas, “mas de uma coletividade imensa”, acrescentou, ao destacar o sentimento de união que essas organizações desenvolvem no País, principalmente para jovens da periferia. “Peço a todos vocês paciência comigo. Sou de perguntar e aprender muito, com o intuito de construir uma sociedade cada vez melhor”, disse.

 

GEMA – III
Este Capiau – idoso e cansado, ouve com serenidade e respeito as críticas do nobre vereador Fabrício Polezi, do Patriotas, a este jornal – fica feliz ao ver uma jovem liderança como Felipe Gema, que recebeu quase 1.800 votos e se tornou o segundo suplente do Partido Cidadania, capitaneada na cidade pelo deputado estadual Roberto Morais, a quem Gema tem como “pai na política”. Sucesso ao novo vereador e A Tribuna está às ordens, como sempre, a todos edis. Café na rua Madre Cecília, 1770.

 

DISCIPLINAR – I
Em defesa do projeto de resolução 8/2022, a chamada ‘lei da mordaça’, o vereador Fabricio Polezi (Patriota) defendeu, na quinta-feira, 25, que é a proposta é apenas “regimenta disciplinarmente” a permanência do munícipe na Câmara Municipal. “Quem está reclamando deste projeto são as pessoas atingidas por ele”, criticou.

 

DISCIPLINAR – II
De forma grosseira – como é de seu costume -, o vereador destilou críticas ao “Jornal Piracicaba” (faltou o ‘de’, nobre vereador) e a este matutino, A Tribuna Piracicabana. Também questionou a legitimidade das entidades signatárias de manifesto contrário ao PR 8/2022. Ao Conespi, criticou por ser formado por sindicalistas; o Ipedd (Instituto Piracicabano de Estudos e Defesa da Democracia) tratou como “puxadinho do PT”; e quanto à Oscip Pira 21, disse que seu representante fala de ideologia de gênero.

 

DISCIPLINAR – III
Talvez o vereador Fabrício não se recorde, mas este Capiau tem boa memória e não se esquece dos tempos em que, antes de ser parlamentar, o então membro assíduo do Movimento Direita Piracicaba chegava nas reuniões ordinárias sempre imbuído a apontar dedos e desrespeitar vereadores e servidores públicos. Se existisse na época, o PR 8/2022 impediria a presença de Sua Excelência no quadrilátero da rua Alferes.

 

DISCIPLINAR – IV

Devagar, com o tempo, todos aprendemos sempre mais. O café, aqui, é para todos e conversar sobre política faz bem, já ensinava Ulysses Guimarães, o Senhor Constituinte. Só faltou colocar nas cláusulas pétreas o fim da reeleição para o Executivo pelo menos, porque tomar café com o Capiau tomou no Restaurante Mirante, nos tempos do Antonio Benitez, lembrado com carinho sempre.

 

SITUAÇÃO DE RUA
O vereador Reinaldo Pousa informou que vai sugerir uma audiência pública para debater a questão das pessoas em situação de rua na cidade. Ele abordou o tema na quinta-feira (25) ao citar o caso de uma pessoa que flagrou fazendo suas necessidades fisiológicas na porta do Teatro São José. “A gente está sempre disposto a ajudar e dar algumas opiniões. Temos que nos unir e levar uma proposta para que essas pessoas tenham um lugar digno para comer”, adiantou. Ótimo!

 

AGILIDADE – I
O vereador Gustavo Pompeo (Avante) pede maior agilidade no atendimento das demandas levadas à Prefeitura de Piracicaba. Ele informou que ainda aguarda trabalho solicitado com a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento). “Não dá para ficar dando prazo (para atender), porque aí quem fica de errado é quem repassou a informação”, disse.

 

AGILIDADE – II
Ele relatou que no dia 28 de junho se reuniu com a titular da Sema, Nancy Thame, junto de representantes da Agrofap e de moradores do bairro Godinho. “Solicitamos manutenção de duas estradas oficiais, o que foi acatado pela secretária, mas ela deu um prazo para que as máquinas fossem enviadas, só que algum tempo depois essas máquinas tiveram que atender uma questão emergencial”, acrescentou, ao demonstrar receio de que a população acabe desacreditando no poder público.

 

ELOGIOU – I
Presidente em exercício da Câmara, Acácio Godoy (PP), aproveitou a reunião de quinta-feira, 25, para tecer elogios aos servidores da Casa de Leis. “Eu tenho plena confiança nestes profissionais”, disse, “e se em algum momento nós passamos a ideia de que eles não fazem corretamente os seus horários, eu quero desfazê-la desde já, porque são servidores excelentes e que servem com excelência”, concluiu.

 

ELOGIOU – II
O elogio de Acácio pode ser analisado como uma espécie de “pedido de desculpas” da Mesa Diretora, quando, na reunião de segunda-feira, 22, o presidente licenciado Gilmar Rotta (PP) justificou a implantação de um modelo de banco de horas na Casa para evitar os excessos, “já que tem servidor ganhando R$ 4 mil só de hora-extra”, como afirmou, responsabilizando o servidor pela demanda da Casa.

 

ELOGIOU – III
Polido como é de seu costume e educado, como procura demonstrar, Acácio contornou a situação, demonstrando habilidade para tratar a situação da maneira como é: uma questão jurídico-administrativa entre Câmara e Tribunal de Contas.

 

EM 1994
A foto de ontem, 26, que registrou a visita do ex-presidente Lula a Piracicaba, tendo petistas históricos ao seu lado – vereadora Rai de Almeida e ex-vereadora Esther Rocha, o hoje vereador do PL Laércio Trevisan Junior atrás -, foi em 1994, na Churrascaria Monte Sul. Registrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima