Caldeirão Político

GILMAR – I
O presidente da Câmara, Gilmar Rotta (PP), seguiu as recomendações do Capiau, idoso e cansado, e tomou a palavra para explicar – ou melhor, se justificar -, a respeito das notícias sobre o aperto financeiro do Legislativo – noticiado na imprensa local. “Está tudo redondinho”, disse, sobre o orçamento. Mas vale lembrar que, segundo o próprio Setor Financeiro da Casa, a peça foi mal dimensionada por conta de alguns fatores, como a retomada pós-pandemia e a reposição salarial dos servidores.

 

GILMAR – II
Não deu para entender o motivo de tanta exaltação – ao ponto de constranger a vereadora Rai de Almeida, que ocupava a tribuna e gentilmente cedeu aparte. Já que tem dinheiro para cumprir os compromissos – obrigação de todo gestor público – e o presidente – licenciado até 2 de outubro – disse que está tudo certo e “redondinho”, então, que se discuta publicamente. Não deu para entender a hesitação em discutir o assunto no Plenário da Casa. Com a palavra…

 

COBROU
Zezinho Pereira (União Brasil) cobrou recursos para o tratamento de autistas em Piracicaba. Ele lembrou que apresentou uma emenda para que a Prefeitura destinasse recursos para o tratamento de autistas. “O vereador André Bandeira (PSDB) assinou junto, mas não tivemos êxito. Tivemos a informação de que o prefeito faria por iniciativa própria, mas isso não aconteceu”, disse, ao cobrar o posicionamento dos nobres colegas. “Dizem que são favoráveis, mas votam contra.”

 

FOME
A vereadora Rai de Almeida informou que Piracicaba tem 14 mil pessoas passando fome e lembrou da campanha, capitaneada pela primeira-dama, Andreia Almeida, para suprir a necessidade das pessoas. “Se não tivermos políticas públicas, não basta somente uma campanha de arrecadação de cesta básica para fazer a distribuição, precisamos dessa discussão na sociedade para que nós possamos fazer, de fato, a abolição da fome no nosso país”, apontou.

 

BURAQUEIRA
O vereador Paulo Camolesi (PDT) ocupou a tribuna da Câmara para criticar a situação da qualidade das vias públicas em diferentes regiões do Município. “Está uma buraqueira disgramada”, apontou, ao salientar que já fez ofícios o envio da operação tapa-buraco da Semob (Secretaria de Obras). “Pedimos para os bairros Jardim Amã, Primeiro de Maio, onde tinha um buraco violento, na rua Santa Catarina, e ainda na avenida Rio das Pedras, que é muito movimentada”, disse.

 

A CONTA CHEGOU
Demorou, mas infelizmente a conta das dívidas da Unimep com fornecedores e ex-funcionários chegou. A Rede Metodista apresentou novo plano de recuperação judicial, assim vai ganhando tempo na Justiça e deixando cada vez mais tristes os que não receberam por anos de serviços prestados. A mais recente vítima é a Escola de Música Maestro Mahle. Perdem a cidade e a cultura local.

 

ESFORÇO
Mesmo com o esforço concentrado nas redes sociais, será difícil levantar os milhões necessários para a compra do atual prédio, em vias de ser leiloado, para a continuidade das atividades no local. Das várias sugestões enviadas ao Capiau, a mais lógica seria a de transferir a Escola para o Campus Taquaral, e ocupar o teatro de lá, praticamente abandonado há anos.

 

ITINERANTE
Louvável a iniciativa do vereador Thiago Ribeiro, de criar um gabinete itinerante pelos vários bairros da cidade. Oriundo do Centro Cultural de Santa Terezinha, ele aprendeu no dia a dia como gestor sobre a necessidade de relacionamento direto com as necessidades da população. Aqui e ali despontam comentários favoráveis ao desempenho do vereador. Um nome a ser lembrado para a futura presidência da Câmara?

 

MANDATO COLETIVO
A estratégia do Partido Verde de constituir vários candidatos em torno de um nome, o Mandato Coletivo, deve ser experimentada novamente nestas eleições a deputado estadual, com João Scarpa à frente. O partido também terá o nome forte do ex-candidato a vice em Campinas, Adalberto Maluf. Dobradinha pode prosperar na cidade.

 

PRESIDENCIÁVEIS
Pros e contras, o Capiau recebeu bombardeios no zap. Todos acham que Jair Bolsonaro “venceu” o duelo contra a estratégia da Globo. E todos acham que perdeu. Só mesmo as urnas, em 2 de outubro, para confirmarem os efeitos dos duelos nas TVs, emissoras de rádio e redes.

 

INAUGURAÇÕES
Previstas para hoje, 24, as inaugurações dos comitês dos candidatos a federal Edvaldo Brito (Avante) e Daniel Koga, do Novo. As duas acontecem no mesmo horário, às 19h. As campanhas estão tomando vulto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima