Ronaldo Castilho
A finalidade da existência humana vem sendo debatida desde sua criação, quando Deus achou que o mundo que ele criará em seis dias estava sem graça. Deus criou o universo por meio de palavras. Ele determinou às estrelas e aos planetas que existissem. Iniciou o processo de criação a partir do nada. Com a presença do Espírito Santo e pela ação de sua palavra, a criação ocorreu, com o surgimento de Adão, o primeiro homem a habitar a terra. Com o passar do tempo, Deus percebeu que Adão estava se sentido solitário, e resolveu criar Eva, formando assim o primeiro casal.
O mundo continuou sendo um cenário de esplendor, mas passaram os anos e algo mudou, as duas primeiras pessoas desistiram do prazer da companhia de Deus, trocando-a pelos próprios interesses. Milhares de anos depois, chegando ao século XXI, visualizamos uma humanidade que também se preocupa com os próprios interesses. Com o mundo globalizado, com as informações chegando segundo a segundo pela internet e redes sociais, com a correria do dia a dia e com grande parte da humanidade vivendo em um ativismo, o mundo passou a ser egoísta e egocêntrico.
São poucas as pessoas que se preocupam em estar em comunhão com as outras mais necessitadas de atenção. O homem está cada vez mais solitário em mundo paralelo, se esquecendo do principal conceito que é amar ao teu próximo como a si mesmo.
Todas as pessoas vivem intensamente os seus sonhos. Eu sempre digo que uma pessoa que deixou de sonhar, deixou de viver. O sentido da vida do ser humano é estar sonhando constantemente, buscando concretizar e realizar os seus objetivos, e para concretizar todos os sonhos é preciso ter a essência de Deus, é necessário que Jesus habite em nós. Muitos dizem que se você sonha, é por que Jesus sonhou antes, e plantou o seu sonho no coração do homem.
Buscar conhecimento se tornou uma prática indispensável no mundo em que vivemos, o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso o ser humano tem como seu principal objetivo entrar em uma universidade, cursar o curso desejado, se formar e exercer a sua profissão com excelência, buscando sempre o sucesso. Sucesso para mim é você fazer bem feito algo que você se propôs a fazer, tenho este conceito definido, e a fama é decorrência do seu sucesso. Por falar em fama, é outra ilusão que o homem vem buscando com tamanha intensidade. Muitos confundem sucesso e fama, mais a diferença para mim está escrito nas linhas acima.
Tenho a consciência que cada dia que se passa o homem vai ficar refém dele mesmo, a não ser que ele coloque Deus a frente de todos os interesses, deixando de lado o egocentrismo, para viver a plenitude da felicidade.
O ser humano tem o direito e dever de ser feliz, por que foi criado para ter a felicidade. O conceito da felicidade é você ter satisfação no que faz dedicação ao seu trabalho, evitando o sofrimento e as inquietudes, transformando emoções e sentimentos no bem-estar pessoal.
O homem foi criado para ser feliz e adorar a Deus acima de todas as coisas, atuando como agente de transformação humana seja na sociedade civil, no trabalho, na escola, na universidade. O ser humano nasceu para criar e ser capacitado para construir um mundo melhor, seja na área da saúde, educação, habitação, meio ambiente, na política, na religião em organizações não governamentais, mais acima de tudo, ajudar a construir um planeta mais solidário e com mais comunhão, e com mesmo ativismo e egocentrismo.
_____
Ronaldo Castilho, jornalista, mestre em Teologia e professor de História e Geografia
Ronaldo Castilho é jornalista, mestre em Teologia e professor de História e Geografia