Caldeirão Político

LANÇAMENTO – I
Na noite de terça (16), a deputada federal Adriana Ventura promoveu evento de lançamento de sua candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados. Estiveram amigos, familiares, candidatos a deputados estaduais e lideranças partidárias, entre eles o cientista político Christian Lohbauer, um dos fundadores do partido Novo no país, Ricardo Alves, presidente do Novo em São Paulo, o candidato a senador pelo Estado de São Paulo, deputado estadual Ricardo Mellão.

 

LANÇAMENTO – II
Em seu discurso durante o evento, a deputada Adriana Ventura lembrou do lançamento da primeira candidatura, em 2018, e falou sobre a perspectiva para um possível próximo mandato. “Foi neste mesmo lugar, quatro anos atrás, com tantos rostos amigos e a família ao lado, cercada pelo carinho e a confiança de todos, que começamos o que no início parecia loucura, mas que hoje é uma realidade: é possível mudar o Brasil”, disse.

 

URNAS – I
Nesta segunda-feira (15), o TRE-SP iniciou campanha educativa com o objetivo de esclarecer aos eleitores e eleitoras informações sobre os principais temas que envolvem o processo eleitoral e a urna eletrônica. Está programada a publicação de 31 vídeos, apresentados por colaboradores da Justiça Eleitoral paulista, além de posts diversos nas redes sociais do TRE-SP.

 

URNAS – II
A série de vídeos denominada Simplificando as Eleições traz explicações curtas e objetivas sobre o enfrentamento à desinformação, segurança do voto, auditoria das urnas, totalização dos votos, as permissões no dia das eleições e o voto branco e voto nulo, entre outros temas. Além disso, o Tribunal também lançou a campanha Dez Mandamentos, abordando a publicação de listas com os “dez mandamentos para votar bem”, os “dez mandamentos contra a desinformação” e as “dez verdades sobre a urna eletrônica”.

 

PACTO GLOBAL
A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) aderiu ao “Movimento Elas Lideram 2030”, iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas no país e da ONU Mulheres, juntamente com outras instituições parceiras, que tem o objetivo de ter 1500 empresas comprometidas com a paridade de gênero na alta liderança até 2030.O movimento estabelece como compromissos dessas empresas: 30% de mulheres em cargo de alta liderança até 2025; cinco anos depois, a meta salta para 50%.

 

UNÂNIME – I
O vereador Josef Borges (Solidariedade), líder do governo na Câmara, acredita que o projeto de lei que concede a reposição salarial de 3,17% aos servidores terá “votação unânime”. O índice será pago retroativo a 1o de Julho. “O Executivo cumpre, com essa medida, a proposta aprovada em julho passado pela categoria, sobre a recomposição inflacionária dos servidores”, disse.

 

UNÂNIME – II
Josef também destacou que pedirá às comissões do Legislativo – a de Legislação, Justiça e Redação e a de Finanças e Orçamento – que façam pareceres em conjunto com o objetivo que o PL esteja apto a ser votado em plenário o “quanto antes”, disse. A recomposição será complementar aos 10,56% já reajustados nos vencimentos dos servidores, incluindo administrações direta e indireta.

 

DÚVIDA – I
Mas fica a dúvida em relação à Câmara Municipal, que nesta semana tem sido alvo de questionamentos em torno do orçamento que teria sido subestimado e que está levando a Mesa Diretora a tomar medidas com cortes de pagamento de horas-extras. A decisão gerou uma representação do sindicato no Legislativo, em que pede a mudança dos horários das reuniões como forma de economizar.

 

DÚVIDA – II
A dúvida é se a Câmara terá recursos para honrar com mais 3,17% de recomposição inflacionária ao seu quadro de servidores, já que, segundo um parecer do Setor Financeiro da própria Casa, a previsão do orçamento para 2022 era que esse percentual de reajuste não passasse de 5% e, conforme o dissídio coletivo da categoria, chegou a 13,73. Com a palavra, o presidente Gilmar Rotta.

 

DÚVIDA – III
A posição do Sindicato dos Municipais de Piracicaba e Região é clara: as horas-extras são geradas porque existem as demandas dos vereadores, principalmente com as reuniões ordinárias e com as solenes no período noturno. Para acabar com a demanda, seria mais óbvio alterar o horário destes eventos. Era para ser óbvio.

 

TCHUTCHUCA
O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou irritado com o youtuber Wilker Leão, que o chamou de “Tchutchuca do Centrão”. O chefe do Executivo tentou pegar o celular e o agarrou pelo braço, sendo logo contido por assessores e seguranças. O chefe do Executivo mostrou destempero já no início da campanha. Isso acontece, mas não deveria acontecer a um chefe de Estado.

 

DIFICULDADES
Aliás, falando em política, especialmente em eleições, os candidatos à reeleição, em todos os níveis, sabem que tem certa facilidade para trabalhar, conquistar votos, ampliar o relacionamento político. Os novos, os que se apresentam para um primeiro mandato – e que ajudam, sim, e muito, na soma dos votos para conquistar cadeiras – ficam patinando muitas vezes, ouvindo até muito o “não pode”, “não deve”… e assim por diante. Coisas que não impressionam este idoso e cansado Capiau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima