
A convite do diretor do Aeroporto Municipal Pedro Morganti, Marcelo Kraide, a deputada estadual Professora Bebel (PT) visitou no final da tarde de quinta-feira (11) as suas instalações, que terá a sua segurança ampliada com a instalação de sistema de viodemonitoramento, fruto de uma emenda de sua autoria, no valor de R$ 130 mil, já liberada. Na visita, a deputada foi recebida também pelo assessor do aeroporto, José Antonio do Amaral Caprânico, e por Marcos Petri, que apontou à parlamentar a necessidade do recurso para melhorar a segurança do aeroporto e consequentemente a sua expansão.
A implantação do sistema de viodemonitoramento do aeroporto Pedro Morganti, que está em fase de licitação, irá ampliar a segurança em toda aquela região da cidade, de acordo com o seu diretor Marcelo Kraide, uma vez que os equipamentos são de longo alcance, oferecendo melhor segurança aos passageiros e tripulantes, assim como para quem visita o local, já que o local é um importante espaço turístico, atraindo centenas de famílias todos os finais de semana. “Fiz questão de destinar essa emenda parlamentar porque o aeroporto é um importante instrumento de desenvolvimento para Piracicaba e região, inclusive garante a geração de novos empregos, já que esta medida atrai novos empresários, que utilizam aeronaves de pequeno porte para se locomover para diversas regiões do nosso país”, disse Bebel.
Conforme Marcelo Kraide, a melhoria da segurança contribuirá para ampliar e desenvolver o setor de aviação no aeroporto na cidade, que atualmente tem sete hangares, mas que tem espaço para construção de pelo menos mais de 20 novos, isso dependendo da metragem de cada um. “Essa melhoria na infraestrutura contribui para atrair novas aeronaves para o aeroporto, que está em franco desenvolvimento principalmente com o crescimento do setor do agronegócio”, conta.
O sistema de videomonitoramento, que será instalado pela Guarda Civil Municipal de Piracicaba, que já recebeu os R$ 130 mil destinados pela deputada Professora Bebel, conforme Marcelo Kraide, é de longo alcance e irá varrer não só toda pista do aeroporto e seus hangares, mas também atenderá toda aquela região, inclusive com alcance inclusive para as regiões da Caterpillar e do bairro Monte Alegre, que ficam nas imediações. “Temos trabalhado duro para manter o aeroporto Pedro Morganti mais seguro a todos os visitantes e principalmente as empresas que aqui operam no setor aéreo. Uma de nossas maiores dificuldades sempre foi fazer a segurança da área total dos 380.000m² com uma limitação muito grande de funcionários”, conta.