
Acontece no domingo, 14, a partir das 15h, a 14ª edição da Parada LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo e Assexual) de Piracicaba, com o tema Contra o Racismo, o Machismo e a LGBTIfobia!. A concentração dos trios elétricos será na Praça São Vicente de Paulo, próximo à rotatória entre as avenidas Independência e 31 de Março. O evento, gratuito, segue para o Parque do Engenho Central. A Parada é uma realização da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida) e Figueiredo Produção Cultural, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).
As atrações desta edição contam com a apresentação do show do artista WD (Whasington Duarte), finalista da última edição do The Voice, da Rede Globo. Também haverá apresentações de Marília Correia e Banda, das drag queens Salete Campari, Raphaella Queen, Bia Karan e Pretty Lupon, dos DJS Paulo Pringles, Lari Mori, Felipe Octávio e ainda de grupos de dança afro. A organização deste ano espera um público 10 mil pessoas, entre os que participam somente da concentração, do trajeto e/ ou do show de encerramento.
Como parte da programação está acontecendo desde quinta, dia 11/08, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, o 6º Encontro Paulista LGBT, uma realização do Fórum Paulista LGBT e da ONG Casvi de Piracicaba, com apoio da ABGLT, da Apeoesp e da Prefeitura de Piracicaba. Palestras, rodas de conversa, debates e oficinas culturais acontecem até amanhã, sábado, dia 13/08, véspera da Parada, contando ainda com a apresentação do espetáculo: Rogério, venha ver a Travesti! do Coletivo de Teatro do Casvi, às 17h30, no Ponto de Cultura Garapa (rua Dom Pedro II, 1.313, Bairro Alto). Em seguida, para finalizar, será realizado o Sarau Artístico do Garapa, momento que se apresentam as drags candidatas do Concurso Diva da 14ª Parada LGBTQIA+ de Piracicaba.
O evento conta, desde sua criação, com a participação do público de diversas cidades do interior paulista como Rio Claro, Limeira, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Rio das Pedras, Araras, Cordeirópolis, Iracemápolis, São Pedro, Águas de São Pedro, Hortolândia, Sumaré, Capivari, Monte Mor, Mombuca, Rafard, assim como com a presença de caravanas de cidades mais distantes como Campinas, Ribeirão Preto, Jundiaí, São Carlos, Araraquara, Catanduva, São José do Rio Preto e até mesmo da cidade de São Paulo.
SERVIÇO – 14ª edição da Parada LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, pessoas Intersexo e Assexuais) de Piracicaba, 14/08, a partir das 15h, concentração na rotatória São Vicente de Paulo, entre as avenidas Independência e 31 de Março, seguindo para o Parque do Engenho Central. Gratuito. Mais informações pelo intagram @paradapiraoficial