Campanha de vacinação imuniza mais de 1.400 crianças e adolescentes

Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde, nos dias úteis, sem agendamento; para participar não é necessário agendamento

 

Na primeira semana das campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação, 1.448 crianças e adolescentes foram vacinados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou as campanhas na última segunda (8). A vacina contra poliomielite está disponível para todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Já a campanha de multivacinação é destinada para crianças e adolescentes menores de 15 anos. Para participar não é necessário agendamento, basta comparecer na unidade de saúde mais próxima de casa com a carteirinha de vacinação. Os imunizantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde, nos dias úteis, nos CRABs (exceto CRAB Paulista) e UBSs, das 8h às 15h, e nos PSFs, das 8h às 16h. De acordo com balanço da Vigilância Epidemiológica, para participar da campanha de multivacinação, compareceram nas unidades de saúde 440 crianças menores de um ano e 357 foram vacinadas. Na faixa etária de um a quatro anos, 573 compareceram e 324 foram vacinadas. De cinco a 14 anos, compareceram 399 e foram vacinadas 194.

Em relação à poliomielite, foram vacinadas 217 crianças de um ano; 114 crianças de dois anos; 113 crianças de três anos e 129 crianças de quatro anos. Na campanha de vacinação contra a poliomielite, todas as crianças de um ano a menores de cinco anos são vacinadas independente de quantas doses do calendário vacinal elas já receberam. Já na companha de multivacinação, o objetivo é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, a orientação é que esse grupo vá até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receba a vacina que ainda não recebeu.

DIA D – A Prefeitura realizará, em 20 de agosto, o Dia D de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. Mais informações sobre data e locais serão divulgadas em breve.

COBERTURA – A participação de todas as crianças e adolescentes contemplados nas campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação é essencial, uma vez que apenas uma vacina atingiu, no ano passado, a meta da cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde.

FATORES — Diversos fatores contribuíram para que a vacinação das crianças não atingisse a meta recomendada pelo MS, em especial a pandemia da Covid-19. “A necessidade de isolamento social levou a uma queda na procura pelos serviços de saúde. Além disso, os serviços de saúde ficaram voltados, principalmente ao atendimento dos casos e à vacinação da Covid-19”, explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano. Ele lembra, ainda, que a redução dos casos de doenças preveníveis pela vacinação pode levar os pais a acharem que as doenças estão erradicadas, deixando de levar os filhos aos postos de vacinação. “Podemos citar também a disseminação de notícias falsas sobre as vacinas na contribuição da baixa cobertura vacinal”, afirma. “Mas sabemos que a vacinação é essencial para proporcionar às nossas crianças um futuro livre de doenças”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima