
Chega hoje, 12, em todas as plataformas digitais o novo lançamento da artista Tassia Guarnieri, seu primeiro EP, intitulado Quarentíne. Composto por cinco faixas inéditas, o trabalho traz um retrato histórico, de viés artístico, do caos vivido durante a quarentena, causada pela pandemia da covid19.
O nome do EP, sonoramente, faz relação com o diretor de cinema Quentin Tarantino. Responsável pela criação de uma estética única, Tarantino traz em suas criações marcas como a não linearidade e o caos, elementos explorados na concepção artística do EP.
As referências musicais partem da pesquisa de artistas brasileiros que refletiram tempos de caos: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé, entre outros. A revolução estética na forma de fazer música por esses artistas (entre outros), no final da década de 60 (período de caos político), permitiu a entrada do estrangeiro, do “novo”, sem negar a cultura brasileira raiz. Assim nasceu o movimento tropicalista.
Dessa maneira, o processo para criação dos arranjos das faixas que compõem o EP Quarentíne, se deu a partir de um mergulho nos ritmos brasileiros tradicionais com influências da música contemporânea, tendo como principal fonte de pesquisa o movimento supracitado.
Quarentíne é um projeto premiado pelo edital estadual de São Paulo ProAC LAB 2021, e conta com uma equipe profissional de notório saber na área, além de um lançamento com embasamento nos conceitos artísticos, realizado através das redes sociais da cantora.
As gravações aconteceram em Piracicaba, no estúdio LabSound e conta com ficha técnica de artistas regionais: Gui Silveiras – na direção musical, guitarras e violões; Matheus Tagliatti – no baixo elétrico e acústico; Rafaelle Terrabuio – na bateria e percussões; Max Matta – na engenharia de gravação, mixagem e masterização.
Além de musicista, Tassia é também atriz, traz em seus trabalhos forte teatralidade. O lançamento do EP vem acompanhando de dois videoclipes, das canções Doida Pra Sambar e Fora, ambas de autoria da cantora, na qual a artista performa em diferentes linguagens: um videoclipe em plano sequência e outro com cenas cinematográficas. Ambos foram produzidos pelo coletivo audiovisual piracicabano COLETIVO REC, composto por Gabriel Albertini, Isa Borghese e Fran Lodde.
FESTA DE LANÇAMENTO – No dia 18 de agosto, acontece a festa de lançamento do EP Quarentíne e pré-lançamento dos videoclipes. Além da celebração com toda a equipe envolvida no projeto, a festa será aberta ao público e contará com a exibição dos videoclipes oficiais, em forma de pré-estreia, já que os mesmos serão lançados dias 19 e 26 de agosto. O encontro será no TOT BAR que fica localizado na rua Boa Morte, 1412, Centro.