Povos indígenas, nossos ancestrais aos quais devemos respeitar!

José F. Höfling

 

O legado dos povos indígenas para o nosso País não é um fato que podemos omitir, estão aqui bem antes de nós com seus costumes e história de respeito ao meio ambiente. O mínimo que podemos fazer é respeitá-los e ajuda-los em sua permanência nessa região. Os povos indígenas são, portanto, parte de nosso passado e garantia da construção de nosso futuro, pois estão protegendo o nosso presente, razão pela qual temos que respeitá-los e lutar junto com eles para um amanhã melhor para todos, mais justo, harmonioso e saudável, particularmente em relação à Amazônia, nosso grande legado.

Criado em 9 de agosto de 1995 pela ONU (Organização das Nações Unidas), o dia internacional dos povos indígenas tornou uma realidade e consolidou a importância desses povos para nós, brasileiros, e outros povos de outros países, concretizando e reforçando a luta por direitos e condições dignas desses povos originários, com os quais temos muito que aprender como viver em harmonia com a natureza de forma consciente e sustentável, tirando dela apenas o que necessitamos, aliás, como fazem todos os animais.

Nos últimos 30 anos, a perda de vegetação nativa no Brasil foi de 69 milhões de hectares, mas somente 1,6% desse desmatamento aconteceu em áreas onde vivem os indígenas. Isso nos diz que tudo isso poderia ser ainda pior se não fossem os povos tradicionais. Mesmo não tendo nenhum apoio do atual governo, transformando aquela região num campo minado e contaminado por ações criminosas contra o meio ambiente e territórios indígenas, estes não deixam de defender a sua moradia e território da maior riqueza florestal deste planeta, cuja manutenção está muito acima do que imaginamos.

Tenhamos em mente que tudo que fizermos à Terra recairá sobre nós na forma de escassez hídrica, situação climática etc, pois já se disse que essa região é o pulmão do mundo, cujas trocas de gazes e produção de oxigênio são a nossa garantia de sobrevivência… transformar aquilo em um local de ação de criminosos que somente pensam em lucros e garantias de riqueza para poucos é no mínimo ignorância e desrespeito contra tudo e contra todos.Poucos sabem que uma das principais ameaças que pairam hoje sobre estes povos se chama de “Marco Temporal”, uma tentativa de estabelecer (pelo congresso) uma data a partir da qual um território pode ou não ser considerado terra indígena.

Mais uma medida que faz parte do pacote de destruição que os ruralistas querem aprovar para fins próprios sem pensar nas consequências desse fato para os povos indígenas e na Amazônia. Além de ser inconstitucional, fragiliza os direitos conquistados sobre a égide de governos anteriores, ameaça a sobrevivência desses povos, coloca em risco as florestas brasileiras e ameaça mais de cem povos indígenas desse País. É de arrepiar que tal monstruosidade possa se concretizar: mais uma grande razão para nos unirmos à essa luta que é de todos nós! Acima de tudo o respeito à vida humana e  a este planeta…

______

José F. Höfling, professor da Unicamp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima