Caldeirão Político

JOÃO MANOEL
Ex-presidente em quatro gestões da Mesa Diretora da Câmara, João Manoel dos Santos falou em nome dos ex-chefes do Legislativo homenageados em solenidade, ontem pela manhã, 11, na Câmara. Deixou uma lição de humildade: “Espero que os aqui estão façam muito mais do que eu pude fazer, porque esse é o desejo de quem quer sempre ver a cidade melhorar”, disse. Foi aplaudido.

 

CAMPANHA
Acipi, Simespi, Coplacana e CDL lançaram, na noite da quarta (10), a campanha para ser popularizada no período eleitoral, “Piracicaba em primeiro lugar”, com o objetivo de conscientizar o eleitorado piracicabano, cerca de 300 mil pessoas, sobre a importância das eleições deste ano para que possamos ter representantes na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

 

DÈ-JÁ VU – I
Da jornalista Lilian Geraldini durante a apresentação da campanha da Acipi e outras entidades para garantir que o eleitor piracicabano vote nos candidatos da “terrinha”. Ao lado de Evandro Evangelista, houve o revezamento para a leitura do currículo dos candidatos.

 

DÈ-JÁ VU – II
Na leitura do currículo de Helinho Zanatta (PSC), Lilian ao final disse que ele foi eleito, por três vezes, o “melhor prefeito de Piracicaba, pela Firjan”, provocando risos na plateia. Alertada pelo público e percebendo o erro, Lilian corrigiu com bom humor e competência.

 

LANÇAMENTO
Convidado pelos anfitriões a conduzir o lançamento da campanha que usará uma urna eletrônica com a bandeira da cidade como chamariz, o juiz de direito Wander Rossette Junior, que está em nossa cidade há 26 anos, traçou um percurso importante da representatividade local. E convocou os cidadãos a levarem adiante essa ideia.

 

TRIBOS
Foi uma noite de encontro de todas as tribos políticas da cidade, dos mais e dos menos conhecidos candidatos. Foram apresentadas pequenas biografias e fotos de 11 candidatos a federal e 11 a estadual, dentre os 15 partidos políticos legalmente constituídos na cidade.

 

ENFÁTICOS
Os presidentes do Simespi, Euclides Libardi, da Coplacana, Arnaldo Bortoleto, e da Acipi, Marcelo Cansado, pediram apoio aos candidatos/as presentes para também difundirem essa campanha aos seus eleitores.

 

PREOCUPAÇÕES
Nos discursos, duas preocupações pendentes. Um terço do eleitorado local, equivalente a quase 100 mil pessoas, não votaram nas eleições de 2018 (abstenções, nulos e brancos) e outras 60 mil votaram em candidatos de fora de Piracicaba. Com isso, a confirmar se essa tendência indesejada, teremos 140 mil votos úteis no plano local para serem disputados pelos candidatos. Ou,no limite, 10 mil no máximo para cada um, o que não garantiria a eleição de ninguém com votos locais.

 

PROGNÓSTICOS
Das falas dos organizadores, algumas esperanças foram lançados aos ouvintes, uma delas de que permaneçamos com três deputados estaduais eleitos. E que consigamos eleger um ou dois federais que Piracicaba não consegue há oito anos.

 

CAMPANHA
A Acipi lidera este movimento local há duas décadas e na fala de seu presidente, Marcelo Cançado, “cumprimenta os candidatos pela coragem de participarem desse momento. Esse é o maior número de postulantes locais que já vimos passar por aqui nos últimos anos”.

 

SEM PANDEMIA
E com fortes expectativas da sociedade, quem sabe teremos o principal objetivo a ser alcançado pela campanha, o de eleger bons representantes na Assembleia Legislativa e Câmara Federal.

 

2024
Há também entre os presentes o discurso baixinho informando que 2024 já começou e que muitos dos postulantes deste ano serão os mesmos a prefeito e vereadores na próxima eleição. A conferir.

 

URNAS
O juiz de direito Wander Rossete Junior foi aplaudido durante o evento quando disse que “acredito sinceramente na seriedade dos resultados obtidos através das urnas eletrônicas.” A experiência de tantos anos à frente das eleições na cidade avaliza sua fala. Ótimo que um ilustre magistrado como o Doutor Wander, em Piracicaba, define assim as urnas eletrônicas, tão criticadas e desconfiadas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A este idoso e cansado Capiau, isso é motivo de alegria.

 

KIM
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) visitou Limeira, conversou com apoiadores para discutir sobre políticas públicas no município, em especial, questões relacionadas à saúde e segurança pública. Ele estudou no colégio Cotil, onde esteve para inaugurar pedra fundamental da reforma de quadras. E também esteve no Bar do Pirata, com aproximadamente 100 apoiadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima