Caldeirão Político

FOGO

O que não está faltando, agora, é fogo no Caldeirão Político. São as notas que vêm de todos os lados. Por exemplo, o primeiro suplente a senador pelo Estado de Pernambuco Romário Dias (PL) — o titular é Gilson Machado (PSC), ex-ministro do Turismo do presidente Jair Bolsonaro — já declarou apoio a Lula e Haddad, ambos PT. Isso foi em 2018 e, nas redes sociais, é feita a “cozinha” do noticiário.

 

EMOÇÃO

Foi sob emoção que a Turma da Janta, amigos do ex-prefeito Adilson Benedito Maluf, reuniu-se anteontem à noite, para um saboroso carneiro sob os cuidados dos “mestres-cucas” Dito Gianetti e Rude. Não faltaram emoções nas palavras do juiz de direito Wander Rosseti Júnior — respeitado e admirado na Comarca —  e pelo prefeito Luciano Almeida (sem partido), sobre o homenageado. Correto.

 

CARTA — I

No próximo dia 18, a releitura da Carta aos Brasileiros em Piracicaba deverá reunir, por exemplo, os ex-prefeitos José Machado e Barjas Negri, respectivamente, do PT e do PSDB. Seria, por exemplo, a mesma carta reunir, em Brasília os ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso.

 

CARTA — II

Trata-se de um documento sobre as liberdades no Brasil, fundamentais para a reabertura política em 1977. E o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) chama de releitura “dessa cartinha”. Realmente soletrar é uma coisa e fazer leitura é outra coisa.

 

SOLENIDADE

Expectativa com a solenidade da Câmara, hoje, 11, que celebra os 200 anos de instalação do Legislativo no Município. O ponto alto, além das homenagens, é o lançamento do livro sobre a história da Casa de Leis, escrito pela historiadora e professora-doutora Marly Therezinha Germano Perecin. O Capiau parabeniza a Câmara, por sua história e contribuição inestimável à cidade.

 

SOLENIDADES

Mas o Capiau — avançado na idade e cansado de ver “triunfar as nulidades” — lembra da quantidade exagerada de solenidades, destacando que há as essenciais e os nobres edis sabem disso. Assíduo leitor do site da Câmara, as matérias, na maioria, são sobre homenagens, entrega de títulos, moções de aplausos e votos de congratulações, que podem ser mantidas em entrega simples e não de menos importância. A Câmara ainda é, e deve se manter, como Casa de Leis, onde ressoa a voz do povo na representação digna e honrada dos 23 nobres vereadores.

 

SEMANAS

Há, por lei, várias Semanas em Piracicaba, criadas pela Câmara Municipal, com alto significado cultural e social. Só que perguntar não ofende: quantas semanas são realizadas efetivamente, como, por exemplo acontecem em Tatui (Paulo Setúbal, que terminou na segunda-feira, 8) e em São José do Rio Pardo (Euclides da Cunha, que começou na terça-feira, 9)?

 

VISITA

O Coronel PM Edgard Gaspar (esquerda) esteve em visita à redação de A Tribuna Piracicabana e foi recebido pelo diretor, jornalista Evaldo Vicente. Filiado ao Partido Republicanos, o Coronel Gaspar é pré-candidato a deputado federal, e está dedicado no seu trabalho de apresentar projetos para Piracicaba e Região. Com mais de trinta anos no trabalho da Polícia Militar do Estado de São Paulo, incluindo o “Águia”, Gaspar reside em Piracicaba desde 1.988. Dentre seus planos, ele menciona “a necessidade de revisões das leis em favor da segurança da população, como foi recentemente votada, no Congresso Nacional, com o fim das saídas temporárias de presos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima