
Neste primeiro mês de reabertura do Bar Cruzeiro o espaço reforçou alguns de seus principais valores: as tradições, a cultura e as comidas de boteco!
O público aguardava ansiosamente a retomada do bar e principalmente a reinauguração do salão dos fundos, a antiga cancha de bocha, onde acontecem as apresentações musicais, as exposições e atrações culturais, por este motivo, muita energia positiva e expectativas estiveram presentes neste primeiro mês. Muitas amizades antigas, representativas de nossa cultura, do meio social e que passaram para prestigiar a sua rica programação.
Dentre os destaques para este primeiro mês foi o evento Espaço Seresta, no dia 22, em que Roberto Seresteiro foi o anfitrião para o show em homenagem ao grande Bolão, Antônio Carlos Fioravante, que completou 81 anos! Serestas e canções memoráveis!
Também é preciso registrar o projeto Cruzeiro Jazz Club, coordenado com maestria pelo pianista piracicabano André Grella, ocorrido no último dia 24, que reuniu dezenas de pessoas e contou com canjas de músicos da cidade e também do Conservatório de Tatuí.
No dia 31, domingo, aconteceu a edição do projeto Patuskada Samba, que nasce do encontro de amigos e adoradores da arte do samba, suas vertentes e histórias, que tanto contribuíram e contribuem com a cultura popular brasileira. Muitos representantes de movimentos e projetos de samba, músicos da cidade e público que lotou a casa para prestigiar.
Na avaliação dos proprietários, a casa reabre promovendo um encontro do bar aos seus 84 anos de existência, com a cidade de Piracicaba, completando 255 anos, que carece de espaços com propostas culturais e um ambiente que possibilite encontros de ideias, projetos, culturas e pessoas, regados a muita música de qualidade.
Para este próximo mês outros projetos de destaque nascem e saem do papel, como o projeto Cine Frontera, proposta de cinema que inicialmente ocorrerá uma vez por mês, ocorrerá hoje, dia 10, às 19h30. Com a colaboração de Bruna Epiphânio, a proposta abre espaço e oportunidade de exibição e valorização para trabalhos na área do audiovisual e direções independentes e com um bate-papo ao final.
Está igualmente no forno o Projeto de Choro, que trará ao palco os grandes músicos do gênero tanto de Piracicaba como da região, valorizando este que é uma das bases da música brasileira. Também estão previstas apresentações teatrais e intervenções cênicas em breve, surpreendendo o público e promovendo a interação cultural e a aproximação com o público.
CINE FONTERA – Exibição mensal de filmes no Bar Cruzeiro. Todo mês uma pessoa é convidada a apresentar um filme de seu interesse. Às vezes o filme será divulgado, às vezes o público não saberá qual filme será exibido até o momento do encontro.
ABERTURA: Hoje, dia 10, às 19h30
FILME: Violeta foi para o céu (2012, Andrés Wood)
SINOPSE: Violeta Foi para o Céu” conta a história de uma famosa cantora e folclorista chilena, Violeta Parra, preenchida com seu trabalho musical, suas memórias, seus amores e esperanças. O filme traça sua evolução, da infância humilde até se transformar em sensação internacional e heroína nacional, com a intensidade de suas contradições internas, falhas e paixões.