Mauricio Picazo Galhardo

CONGRESSO
Ao participar da abertura do 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio (CBA), em São Paulo, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, destacou dia (1º) que o Brasil, como um dos principais fornecedores de alimentos, se coloca como um participante importante para garantir a segurança alimentar mundial. “O Brasil se coloca como um participante importante, mas não depende só do Brasil, somos uma peça no combate à insegurança alimentar.

 

PESCADO
A exportação de produtos da piscicultura brasileira cresceu 100% nos primeiros seis meses de 2022 em comparação ao mesmo período do ano anterior. É o que mostra Informativo de Comércio Exterior da Piscicultura, feito pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR). No total, foram US$ 14,3 milhões em vendas externas e 4.931 toneladas.

 

COOPERATIVISMO
O cooperativismo brasileiro aumentou sua participação no mercado nos últimos dez anos, e nesse cenário o agronegócio ganha cada vez mais destaque. Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) e titular da Academia Nacional de Agricultura da SNA, estima que as cooperativas do agro devem movimentar cerca de R$ 400 bilhões em 2022. Segundo ele, até o final do ano, haverá pelo menos 40 milhões de novos investimentos neste setor.

 

BIOINSUMOS
O Brasil é líder mundial em bioinsumos e recordista na quantidade de registro de produtos do gênero. Na safra 2020/21, a comercialização de insumos biológicos movimentou R$ 1.7 bilhão no País, o que significou um aumento de 37% na comparação com o ciclo anterior, informou o estudo anual da Spark Inteligência Estratégica. Segundo a agência, o mercado de bioinsumos no Brasil têm crescido de 35% a 40% ao ano.

 

USDA
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) participou de reunião com o economista-chefe do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), Seth Meyer; o conselheiro agrícola, Michael Conlon; o diretor do Escritório de Comércio Agrícola, Nicolas Rubio; e a especialista agrícola, Camila Aquino. O encontro teve por objetivo a troca de experiências entre a Conab, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Usda sobre assuntos como inteligência econômica, previsões de safra, análises estatísticas e de mercado, estoques e políticas ambientais.

 

ALFACE
O mês de julho apresentou expressiva redução na demanda de alfaces, devido às férias escolares. Essa diminuição pressionou as cotações – que já estavam em tendência de baixa desde junho –, que passaram por queda notável. As baixas cotações afetaram negativamente o ganho do produtor, e resultaram em rentabilidade negativa (preço 1,14% abaixo do custo no mês de julho), enquanto em junho a rentabilidade da folhosa girava na média de 40,8%, informou a hfbrasil.

 

COOPERAÇÃO
O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a companhia espanhola Agbar Agriculture assinaram um acordo de cooperação técnica pelo qual buscarão desenvolver iniciativas e projetos conjuntos vinculados à gestão inteligente e sustentável dos recursos hídricos no setor agrícola da América Latina e do Caribe (ALC). A parceria terá uma vigência inicial de quatro anos e seu objetivo principal é otimizar o uso da água, proporcionando uma melhoria nos processos, além de buscar recursos alternativos para implementação nos países da região selecionados por ambas as organizações.

 

UNIÃO
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) lançou um novo projeto financiado pelo Canadá no valor de US$ 40 milhões (52 milhões de dólares canadenses) para resolver ainda mais a escassez de armazenamento de grãos na Ucrânia. A iniciativa permitirá o armazenamento de 2,4 milhões de toneladas adicionais de grãos entre 2022-2023, juntamente com suporte técnico e equipamentos relacionados.

 

RASTREABILIDADE
O Sibraar utiliza tecnologia digital blockchain para a rastreabilidade de produtos agroindustriais do setor sucroalcooleiro, oferecendo informações sobre a qualidade, idoneidade e procedência dos produtos, de forma transparente e confiável. A partir de um QR Code estampado na embalagem do produto, o consumidor tem acesso direto a informações desde a propriedade rural onde foi originado.

 

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