Saúde participa das Campanhas Nacionais de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação

Campanhas acontecem de 8 de agosto a 9 de setembro. No dia 20 de agosto, sábado, tem o Dia ´D`, das 8h às 17h – foto: Daniella Oliveira

Entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro, a Secretaria de Saúde de São Pedro participa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos. Paralelamente, tem a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente com menos de 15 anos. No dia 20 de agosto, sábado, acontece o chamado Dia ‘D’ de vacinação, com atendimento das 8h às 17h na Umis e nas UBSs São Dimas, Bela São Pedro e Dorothea.

O principal objetivo das campanhas é de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, bem como garantir que os jovens recebam todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Unidades como a Umis (Unidade Mista e Integrada de Saúde), UBSs São Dimas, Dorothea e Bela São Pedro já atendem para vacinação de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h45.

Em reunião com as equipes de todas as unidades de saúde do município, a responsável pela Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Gislene Nicolau, falou da importância dos responsáveis levarem as crianças e adolescentes à UBS mais próxima para receberem as vacinas e atualizar a situação vacinal. “Nos últimos dois anos, temos registrado um índice muito baixo de vacinação de crianças, o que é muito preocupante. Doenças graves, como a paralisia infantil e tantas outras podem ser evitadas por meio de vacinas seguras oferecidas gratuitamente pelo SUS”, explicou a enfermeira.

Para ser vacinado, basta comparecer às unidades de saúde mencionadas levando documento e a caderneta de vacinação da criança e do adolescente. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta para a campanha contra a poliomielite é de vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos. Para a multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, conforme a situação vacinal encontrada e de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Acompanhado da avó Rosangela Azevedo, o pequeno Joaquim Gotando, de 9 meses, tomou essa semana a vacina contra febre amarela. Apesar do choro, minutos depois ele já brincava com sua caderneta. A corajosa Pietra Molina, de 4 anos, precisou tomar quatro vacinas (febre amarela, catapora, paralisia infantil e a DTP –  difteria, tétano e coqueluche). Em troca de tanta coragem ela pediu para tomar sorvete com a mãe, Letícia Molina.

Entre os principais imunizantes que serão disponibilizados durante todo período das campanhas, a equipe de saúde destaca: Covid-19, Influenza, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, varicela, hepatite A, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, hepatite B, HPV, meningo ACWY.

Outras informações nas unidades de saúde, pelo telefone: (19) 3481-9370 ou nas redes sociais da Prefeitura de São Pedro (Instagram/@prefeiturasaopedro e Facebook São Pedro-SP) e da Secretaria de Saúde (Instagram/@saude.saopedro e Facebook/Secretaria de Saúde de São Pedro

Fotos: Daniella Oliveira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima