Caldeirão Político

MAJORITÁRIOS
Os candidatos a presidente, a governador e a senador — os chamados majoritários — não estão bem servidos de “cabos eleitorais” nessa campanha de 2022, pelo menos nos ares da chamada direita. É que os candidatos deputados federais e estaduais, na maioria, divulgam seu trabalho aos seus eleitores e deixam em aberto os nomes deles, ou seja, a opção fica para cada cidadão. O Brasil está dividido? Só as urnas darão o resultado final, já que as pesquisas registram momentos e certa quantidade de amostragem.

 

VIVIANI
Aposentado, o ex-prefeito Benedicto Viviani, de Charqueada, não desiste da política. Sempre antenado com as lideranças estaduais, Viviani acompanha a coluna do Capiau e, de vez em quando, vê que o Caldeirão Político vai ferver. Mas está em fogo brando.

 

KIM
O deputado Kim Kataguiri estará em Piracicaba na sexta, 8. Um dos mais jovens deputados federais do Brasil, está com 26 anos, e pertence ao União Brasil. Nasceu em Salto e cursou o Colégio Técnico em Limeira, depois foi para São Paulo. É um dos fundados do Movimento Brasil Livre e começou a vida partidária no Democratas, pelo qual foi eleito em 2018 e foi o quarto mais votado da legenda.

 

CHUMBO
Chumbo trocado não dói. O vereador Laércio Trevisan Junior disparou, no final de semana, comentários ardidos contra o prefeito Luciano Almeida (União Brasil). As críticas são no sentido de que a atual gestão está fazendo “mais do mesmo” em relação à gestão anterior e sugere que o prefeito reveja o apoio à secretaria Nancy Thame (PV), que trabalha de dia em favor do governo enquanto seu partido, na Câmara, vota sempre contra o prefeito nas sessões à noite. Coisas normais em política.

 

HUBS – I
O Hub Piracicaba, criado no Parque Tecnológico, se tornou uma plataforma pública de sucesso, que nasceu para apoiar as startups ligadas ao Agro. O Nagi Hub, localizado na Fumep, foi criado para fomentar o desenvolvimento tecnológico no segmento industrial.

 

HUBS – II
Agora já existem negociações para criar um novo Hub, para incentivar a inovação e pesquisa na área de Saúde, mas o processo ainda acontece sob sigilo absoluto (ou quase). Melhor para Piracicaba que vai fortalecendo o seu ecossistema de inovação, baseado no alinhamento de startups, instituições de ensino e da indústria local.

 

HUBS – III
Quem tem se destacado neste processo é Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) e gestor do Hub Piracicaba. Além do conhecimento técnico, ele tem chamado a atenção pela capacidade de inspirar e motivar aqueles que estão em busca de conhecimento tecnológico. Isso ficou evidente na inauguração do Nagi Hub na Fumep, em cerimônia no último dia 28.

 

HUBS – IV
Ponto para o secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Júnior, que teve a sensibilidade de convidar o jovem Pedro para integrar a Pasta no início deste mandato. Lembrando que a experiência de Piracicaba na área dos Hubs e do ecossistema de inovação já está sendo compartilhada com outros municípios que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP).

 

HUBS – V
Aliás, esse segmento de tecnologia e inovação tem sido a menina dos olhos do prefeito Luciano Almeida. Ele sempre ressalta que o resultado que está sendo colhido agora foi plantado em 2005, quando ele, na época secretário de Indústria e Comércio, deu os primeiros passos rumo à criação do Parque Tecnológico de Piracicaba. Seria, então, essa uma “herança bendita”?

 

SANTISTAS

O presidente do MDB de Piracicaba, André Augustini, esteve, segunda-feira, 1o, com o governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), durante a visita que o chefe do Executivo paulista fez à cidade, por ocasião dos 255 anos de fundação. E ambos se cumprimentaram, alegres, falando de política e futebol. Santistas, Rodrigo e André mostram que é bom viver em paz, pois a torcida do time do Rei Pelé realmente é pacificadora. Ou o Capiau está errado? Com isso, o piracicabano André vai caminhando pelos caminhos da política e as eleições de 2024 estão chegando, pouco mais de dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima